Por falta de UTI para Covid-19, pacientes de Sorocaba são transferidos para hospital em SP
Publicado em:
23 de junho de 2020 às 17:37:39
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:34
Crédito Imagem:

Na manhã desta terça-feira, 23, a Secretaria da Saúde de Sorocaba confirmou que pelo menos cinco pacientes do município já tiveram que ser transferidos para um hospital de campanha na capital paulista por conta da falta de vagas em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) na cidade para atendimento por Covid-19.
Nesta segunda-feira, 22, o município chegou a ter 100% de ocupação nos leitos de UTI para adultos nos hospitais públicos. Atualmente, o sistema opera com 92%, ou seja, com apenas cinco leitos disponíveis.
De acordo com o Executivo, os pacientes que não puderem ser inseridos nos leitos municipais serão cadastrados no sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), podendo ser transferidos para outros hospitais da região, inclusive da capital paulista.
Entre quarta, 24, e sexta-feira, 26, pelo menos mais 10 leitos comecem a operar na Santa Casa de Sorocaba. Com isso, a unidade passa a ter 40 leitos no total. Segundo a prefeitura, a estrutura está sendo montada, com instalação de água, luz e contratação de novos funcionários.
O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) também abrirá novos leitos. A unidade atende Sorocaba e outras 47 cidades da região. Ao todo, serão mais 10 leitos até sexta, totalizando 20 vagas.