Pirapora antecipa feriados na Semana Santa e romeiros são orientados a adiar ida ao Santuário
Publicado em:
26 de março de 2021 18:58:27
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:57:31
Crédito Imagem:
Por meio do Decreto 5.912/2021, a Prefeitura declarou o dia 29 de março como ponto facultativo e antecipou os feriados do Dia do Trabalhador (1º de maio) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro) para os dias 30 e 31 de março.
Nesse período em que ocorre a Semana Santa, a cidade tradicionalmente recebe um grande número de romeiros que em sua maioria vem à cidade carregando pesadas cruzes de madeira como penitência e em agradecimento a graças alcançadas. A maioria vem das regiões de Piracicaba e Tatuí e chegam a caminhar mais de 200 quilômetros em peregrinação. Depois as cruzes são deixadas em frente ao Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus. Algumas delas são levadas ao Morro Cruz do Século, de forma a representar todo o sacrifício dos romeiros e são consideradas sagradas, pois, carregam histórias de lágrimas e de sangue. Histórias de superação, graças e milagres alcançados. Elas são fincadas no morro e recebem as bênçãos do Pároco local. Nessa cerimônia participam fieis de Piraporanos e romeiros que participam de uma Missa Campal.
Neste ano a Prefeitura orientou para que os romeiros adiassem a visita ao Santuário do Bom Jesus, para uma data com menos restrições. Mesmo assim, algumas pessoas devem chegar à cidade nos próximos dias.
A antecipação dos feriados tem como objetivo diminuir a circulação de pessoas pela cidade como medida preventiva de combate à disseminação do coronavírus.
A decisão, no entanto, não se aplica às unidades de saúde, segurança pública, limpeza urbana, obras e fiscalização e outras atividades essenciais para o bom funcionamento da cidade. Mesmo durante o feriado antecipado, esses serviços vão continuar normalmente.
[caption id="attachment_33667" align="aligncenter" width="512"] Algumas cruzes são levadas ao Morro Cruz do Século as quais representam o sacrifício de cada romeiro[/caption]