top of page

Personal organizer ensina como organizar o local para as crianças estudarem em casa

Publicado em:
9 de fevereiro de 2023 15:00:00
Atualizado em:
9 de fevereiro de 2023 17:36:27
Personal organizer ensina como organizar o local para as crianças estudarem em casa
Crédito Imagem:

Dicas vão desde esconder as distrações até iniciativas que prezam pelo conforto da criança

Com a volta às aulas, a rotina das crianças retoma com novos afazeres, muito aprendizado e, é claro, as tão temidas lições de casa e trabalhos a serem feitos. Para que elas tenham maior conforto, silêncio e capacidade de concentração, é de suma importância que elas tenham em casa um local reservado para essa prática tão essencial na vida escolar.

Mãe de duas crianças de 6 e 8 anos, a personal organizer especialista em desapego e consumo consciente Nalini Grinkraut listou 5 ideias preciosas de como podemos ajudar nossos filhos a terem um ambiente propício para os estudos:

  • É importante que a criança tenha um local apropriado para fazer a lição de casa. Se você não tiver um espaço específico para isso como uma mesa no quarto dela, escolha algum local da casa para que ela saiba que deve utilizar aquele local.

  • É necessário, também, que ela tenha um espaço definido para guardar as coisas que utilizar: uma gaveta ou uma prateleira que possa deixar os itens como estojo, caderno, livros, dentre outros materiais escolares.

  • Ensine seu filho a sempre guardar de volta os itens que utilizou no local escolhido para isso.

  • Avalie também se nesse espaço ele tem um excesso de estímulos visuais e eletrônicos pois isso pode dispersar e atrapalhar sua concentração. Busque espaços mais silenciosos e sem muitos estímulos externos.

  • Para criar o hábito, no início é extrema importância incentivar e relembrar seu filho de utilizar esse espaço.

“As crianças costumam se distrair com o menor estímulo externo, então é importante que o restante da casa também colabore para que as distrações sejam as menores possíveis”, reforça Nalini. A rotina de estudos irá acompanhar a criança durante todo o ano letivo, então o quanto antes for implementada mais rápido ela estará adaptada a essa prática.

Autora do livro “Casa Arrumada, Vida Leve” (Harper Collins), Nalini Grinkraut quer que as pessoas passem a ter uma relação mais saudável não só com a arrumação, mas também com a existência da bagunça. Seu desejo é desmistificar a organização e mostrar um caminho para se ter paz e harmonia dentro de casa de uma maneira leve e realista. Seu livro também aborda temas como consumo consciente, mudança de hábitos e comportamentos, autoconhecimento e relacionamentos familiares.

Nalini é uma das quatro profissionais brasileiras especializadas e certificadas pelo método KonMari™, de Marie Kondo, especialista em organização mais conhecida e seguida do planeta.

“A sua casa é a extensão do seu corpo. É o seu porto seguro, seu abrigo. É onde você repousa, sua mente relaxa e muitas experiências são construídas. Assim como devemos cuidar do nosso corpo como nosso templo, devemos cuidar da nossa casa como parte de nós. “ – Nalini Grinkraut

Sobre seu livro:

Você já teve a sensação de que não importa o quanto organize a sua casa, parece só estar mudando a bagunça de lugar?

Era assim que a autora de “Casa Arrumada, Vida Leve” se sentia. Após o casamento, a mudança de apartamento e a chegada dos filhos, Nalini Grinkraut, que até então se considerava uma pessoa organizada, percebeu que havia perdido o controle da própria bagunça.

Então, Nalini decidiu desvendar os mistérios da arrumação e aprender a organizar de fato. Foi aí que conheceu Marie Kondo, que a fez mudar sua percepção da organização, e a inspirou a seguir carreira como personal organizer e criar o próprio método de arrumação.

A autora traz reflexões sobre como nossas emoções, personalidade e rotina influenciam o ambiente em que vivemos e vice-versa. Além disso, nos mostra que é possível desenvolver uma relação mais consciente e saudável não só com a organização, mas também com a bagunça e nossos hábitos de consumo.

Leia Mais ...
bottom of page