top of page

Oferecer condições para a qualificação profissional deve ser uma busca constante

Publicado em:
6 de fevereiro de 2023 15:00:00
Atualizado em:
6 de fevereiro de 2023 17:52:19
Oferecer condições para a qualificação profissional deve ser uma busca constante
Crédito Imagem:

EDITORIAL
A disputa no mercado de trabalho quase sempre foi desigual para o morador de Araçariguama. Os desafios pela formação ou qualificação se fazem presentes como uma dificuldade a mais imposta aos nossos jovens ou profissionais, que buscam enriquecer seu currículo para competir em condições de igualdade com candidatos de outras localidades.


O chavão que afirma que “Araçariguama não dispõe de mão-de-obra especializada para atender a demanda das empresas que por aqui se instalam”, persiste a contragosto e, em muitos casos, ainda comparável com o período recente pós-emancipação.

É certo que ao longo dos anos as Administrações Municipais buscaram suprir tal deficiência, mas o que se vê é que pouca coisa mudou. A realidade, hoje, mostra isso. Ocorreram avanços, sem dúvidas, porém, é verdade também que ficaram muito aquém do necessário. Infelizmente, ainda não houve a evolução necessária nesse setor que venha realmente fazer a diferença, principalmente para os nossos jovens.

O anúncio da parceria entre a Faculdade de Tecnologia de São Roque com as Secretarias de Indústria e Comércio e da Educação de Araçariguama para oferecer cursos de especialização profissional, é importante e muito bem-vindo. O trabalhador que busca a requalificação profissional ou o jovem que tenta se qualificar para competir no disputado mercado de trabalho, que puderem aproveitar esta oportunidade, terão uma chance a mais de sucesso.

Porém, há de se notar que apenas uma pequena parcela se beneficiará dessa parceria. Seja pelo número de vagas oferecidas, seja pela disponibilidade de tempo dos interessados, ou pela própria falta de conscientização e estímulo em frequentar uma sala de aula - realidade essa que se repete ano após anos (registrada em nossas páginas) que nos deixa claro o quão pouco se avançou nessa área e o quanto ainda se tem por fazer, como já foi dito.

Todavia, o importante é que um novo passo foi dado para atender a população ativa que deseja progredir em sua vida profissional e pessoal. A torcida é para que muitos consigam aproveitar a oportunidade oferecida.

Que venham mais iniciativas como essa. Araçariguama precisa, e muito!

Leia Mais ...
bottom of page