top of page
O que se faz com amor, recebe gratidão - Ana Rafaela
Publicado em:
28 de outubro de 2019 13:20:32
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:57:18
Crédito Imagem:
Sabe os professores da rede pública de ensino, os enfermeiros e médicos dos hospitais públicos e dos postos de saúde, os lixeiros e garis que passam na sua rua toda semana, os policiais e guardas municipais e civis que cuidam do transito e da segurança e tantos outros funcionários que estão nas repartições e órgãos públicos e nos postos de informações pelas cidades? Eles são os servidores públicos, e merecem um dia para serem lembrados e homenageados como qualquer outra profissão. O dia deles é 28 de outubro.
O feriado foi decretado em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, e foi escolhida por ser o dia em que a lei que rege os direitos e deveres desses profissionais foi decretada, no ano de 1939. A lei teve várias disposições alteradas em 1990, com a publicação de um novo estatuto. Esses funcionários não estão sujeitos às regras da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), por isso têm todos os seus direitos e deveres definidos e estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Apesar de tudo isso, os cargos públicos já existiam na época do Império, com os agentes públicos que trabalhavam para manter o funcionamento da burocracia do Estado. O serviço público passou a ter uma importância ainda maior com a Proclamação da República em 1889, com a formação de uma organização administrativa bem maior. Por muito tempo o ingresso no serviço público era estabelecido por meio de “apadrinhamento”, troca de favores, não havendo qualquer tipo de pré-seleção mais rigorosa como há atualmente. O processo mudou somente no final da década de 80, com a Constituição já referida, com o avanço social fundamentado pelo princípio da igualdade de oportunidades e equidade de direitos de todo cidadão.
Hoje em dia, os servidores admitidos normalmente passaram por concursos públicos ou processos seletivos nos quais foram aprovados. Qualquer cidadão de nacionalidade brasileira, com 18 anos ou mais, quitado com as obrigações militares e eleitorais, com o nível de escolaridade exigido para o cargo e aptidão física e mental pode concorrer a um cargo público.
Um dever do servidor público é que seja prestativo e educado. A ética, a eficiência, o respeito e a cordialidade são obrigações quando se trabalha atendendo pessoas. O servidor público não trabalha para o governo, mas para a população. Entretanto muitas vezes o serviço deixa a desejar. Há muita burocracia, que torna o serviço lento, falta de recursos ou de profissionais, apesar desses fatores não serem culpa do funcionário, mas do sistema. Outros problemas são os funcionários mal educados e ríspidos e as pessoas que usam cargos públicos para benefício próprio, o que infelizmente é muito comum.
Mas pessoas de boas intenções e realmente compromissadas com suas funções e com a população ainda existem, e é por essas pessoas que as homenagens valem a pena. Eu mesma convivo com muitos desses funcionário na faculdade, e pensando nessas pessoas que exercem suas funções com amor, e que eu com certeza vou levar pra minha vida e pra minha carreira profissional, é que deixo aqui registrada minha homenagem e gratidão. “A mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas.” (Michel de Montaigne).
Leia Mais ...
bottom of page