O Grande Prêmio da Grã-Bretanha vai trazer uma Fórmula 1 diferente para este final de semana
Publicado em:
15 de julho de 2021 20:40:07
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:55:19
Crédito Imagem:
A Fórmula 1 vai testar, neste final de semana no GP da Grã-Bretanha, um novo formato para definir o grid de largada da corrida do domingo: no sábado, será realizada uma sessão que foi batizada de Sprint Qualifying, uma corrida de cerca de meia hora de duração (com um terço da distância normal de um GP), sem pit stops obrigatórios, dando pontos para os três primeiros colocados.
É uma tentativa de jogar mais imprevisibilidade no fim de semana, e não é por acaso que as pistas de Silverstone e Monza foram escolhidas para que a novidade seja testada, já que são traçados que costumam gerar corridas mais abertas. Também é consenso que não é um formato que funcionaria em qualquer lugar, então, se aprovado, o sprint aos sábados só seria utilizado em algumas etapas.
Treinos livres
Na sexta-feira ocorrem o treino livre e a definição de largada para o sábado.
No sábado tem o Treino livre 2 e a corrida de classificação que vai definir o grid de largada para a corrida de domingo.
Mais emoção?
A ideia é oferecer mais emoção ao público e mais chances de pontuação às equipes intermediárias. Há também a expectativa de uma corrida morna. Por um lado, aumentam as chances de disputas por posição e, por outro, o risco de ter uma quebra ou acidente no sábado e largar no fundo do pelotão é tão alto que há quem esteja prevendo uma procissão no sábado. De qualquer maneira, sempre há aqueles com menos a perder e mais a arriscar. Com certeza o novo formato representará um desafio para as equipes, que terão muito pouco tempo para se prepararem, já que os carros entram em regime de parque fechado, ou seja, não podem ser alterados de forma significativa a partir da sexta-feira.
Campeonato
Os pilotos voltam à pista com um campeonato bastante disputado. Embora o holandês Max Verstappen da RedBull tenha conseguido vitórias seguidas e se mantenha líder com 182 pontos, o piloto inglês Louis Hamilton, com 150 pontos quer voltar a brilhar. E a Mercedes promete para este final de semana um carro diferente e bem mais competitivo.
Etapa 10: GP da Grã-Bretanha
Data: 16 a 18 de julho
Sexta-feira (16) - treino livre 1 (10h30, ao vivo, Bandsports) e classificação (14h, ao vivo, Bandsports)
Sábado (17) - treino livre 2 (08h, ao vivo, Bandsports) e corrida de classificação (12h15, ao vivo, Band, Bandsports, site da Band e Bandplay)
Domingo (18) - corrida (10h30, ao vivo, Band, site da Band e Bandplay) Local: Autódromo de Silverstone