top of page

Novo Ami da Citröen é carro elétrico para maiores de 14 anos

Publicado em:
17 de março de 2020 20:31:30
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:56:33
Novo Ami da Citröen é carro elétrico para maiores de 14 anos
Crédito Imagem:

Que tal comprar um carro elétrico de última geração, com capacidade para duas pessoas, que possa ser dirigido por maiores de 14 anos de idade e que custe pouco mais de R$ 13 mil? Pois é, se você mora ou for morar na Europa ele pode ser seu! Por enquanto, no Brasil, a novidade da montadora francesa não tem previsão de chegar.

Fabricado no Marrocos para o mercado europeu, o modelo sequer é um carro ao pé da letra. Trata-se de um quadriciclo elétrico urbano com apenas 2,41m de comprimento — 28cm mais curto do que o Smart ForTwo. Pesa 485 quilos e não traz ABS, airbags ou ar-condicionado (só ar quente).

Na Europa, o Ami se enquadra na legislação dos microcarros: a máxima é limitada a 45km/h e não é necessário ter carteira de motorista para conduzi-lo — na França, basta ter mais de 14 anos de idade. Sua circulação é proibida em rodovias mas liberada no coração de grandes cidades.

A promessa da Citroën é garantir mobilidade individual para todos. O fabricante vai oferecer vários planos para quem quiser dirigir o novo Ami. Um deles é o aluguel de longo prazo, em que o usuário paga € 2.644 iniciais (o equivalente a R$ 13.100), e mensalidades de € 20 (R$ 100) ao longo de quatro anos.

Outra opção é o uso compartilhado, por meio da operadora Free2Move (a partir de € 0,24 (R$ 1,20) por minuto de uso. Quem ainda faz questão da posse pode até comprar o Ami: o microcarro custará € 6 mil na França (R$ 29.800) e será oferecido em lojas como a Fnac ou via smartphone . A pré-venda começará em 30 de março e as entregas — que serão feitas em casa — terão início em junho.

Como os originais Citroën do passado, o novo Ami traz várias soluções incomuns. Sua carroceria é uma evolução do conceito Ami One, mostrado no Salão de Genebra de 2019. As duas portas são idênticas, incluindo as posições de maçaneta e trava — daí que se abrem em sentidos diferentes: são do tipo “suicida” no lado do motorista e convencionais no lado do carona. Essa carroceria simétrica, além de simplificar a produção, garante ótimo espaço para dois adultos, mesmo que altos. O banco do carona é fixo, abrindo um espaço para pequenas cargas diante dos pés do passageiro. Um teto de vidro ilumina o ambiente.

O painel tem como principal elemento o smartphone do motorista. Vai em um suporte e serve como sistema de som ou GPS. O topo do tablier pode ser personalizado com porta-trecos de diferentes cores. A carroceria é sempre cinza azulada com apliques coloridos.

Uma bateria de 5,5 kWh garante 70km de autonomia e, em 3 horas, pode ser recarregada numa tomada comum de 220V. O motor de 6kW (8cv) é dianteiro, como a tração.

Leia Mais ...
bottom of page