Não podemos deixar que coloquem tudo a perder! - por Edison Pires
Publicado em:
24 de agosto de 2024 às 13:00:00
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:26

Divulgação
Crédito Imagem:
Dia após dia as eleições municipais estão mais próximas. E o que se vê é um "caldeirão fervendo" (como diria a minha querida colega de jornal, a Sogrinha) e uma desesperada corrida contra o tempo.
Alguns fatores começam a ser decisivos para alguns daqueles que pretendem disputar o voto do eleitor, o que torna tudo ainda mais tenso. Ao que se vê, aquele eleitorado distante de relações com os pré-candidatos começa a formar opinião sobre os rumos que a cidade deve tomar. Ele pertence a uma fatia considerável de votantes, o que pode ser decisivo numa disputa que está sendo considerada como polarizada.
Não tenho dúvidas de que esse é um momento importante e um capítulo à parte que está sendo escrito para esta eleição quando passado, presente e futuro são fatores distintos, porém muito próximos da realidade da eleição. Os "eleitores independentes" podem fazer toda a diferença!
Araçariguama vai completar 371 anos, mas ainda carece de planejamento para oferecer uma melhor condição de vida para a sua população. Conheço um pouco da História do município e vejo que até a emancipação em 1991, ele atravessou mais adversidades do que momentos de prosperidade. E esse é um risco que não se pode correr novamente.
Araçariguama sempre foi uma localidade de referência. Daqui partiam expedições bandeiristas. Daqui ocorriam financiamentos para algumas dessas expedições. Aqui a agricultura era intensa, embora o solo não ajudasse. Aqui se explorava o ouro. Porém, tanta riqueza e abundância não foram suficientes para manter o município em condição de prosperidade. Não fosse a presença e perseverança de algumas poucas famílias - segundo relatos, pouco mais de uma dezena - o município tinha tudo para se transformar numa vila fantasma. Por décadas e décadas Araçariguama viveu momentos terríveis e de extrema pobreza.
Porém, uma nova chance nos foi dada com a chegada da Rodovia Castello Branco. Não apenas pela sua importância enquanto via de acesso e de ligação com o interior do Estado e do País, mas pela qualidade de pessoas que para cá vieram e foram decisivas nas novas fases que o município atravessaria.
De lá para cá, a História começou a se repetir. Somos novamente independentes; voltamos a ser referência de desenvolvimento; atravessamos uma fase de expansão e crescimento jamais vista e, o mais importante, somos uma cidade rica financeiramente. Temos muito dinheiro que pode nos proporcionar muitas realizações, caso seja investido da maneira correta. A cidade nunca atingiu um Orçamento tão grande e generoso como agora. Aliás, somos os mais ricos da região na relação arrecadação/população.
Por tudo isso, não podemos correr o risco desse momento importante escorrer por entre nossos dedos como aconteceu naquele passado.
Araçariguama precisa urgente de PLANEJAMENTO. O que vem ocorrendo ao longo dos anos é preocupante. Independentemente de questões políticas, Araçariguama dá mostras de seguir conforme vontade própria de cada administrador, sem que se leve em conta as reais necessidades do município, da população, das forças produtivas, do comércio, da sociedade como um todo.
É importante que tenhamos consciência do momento delicado que estamos vivendo! É o verdadeiro "fio-da-navalha'.
Que alguém me responda: Quanto avançamos nos últimos anos? Qual projeto foi elaborado e executado para a Araçariguama do futuro? Olhemos ao nosso redor. Muitas empresas chegaram, mas o que a cidade ofereceu de estrutura? Somos deficitários até na mobilidade! Nem ponto de ônibus havia! Vários loteamentos habitacionais foram lançados e muitos outros já estão em processo avançado e, no que melhoramos nossa estrutura na Saúde, na Educação, no Transporte, no abastecimento de água, na coleta de esgoto e de lixo? Será que estamos preparados para esse crescimento?
Vivemos uma realidade de "atirar para todos os lados" no que se refere a obras. E por conta disso, nesse afã de querer mostrar quantidade, estão esquecendo de planejar. É fácil observar que a política partidária tem recebido mais atenção do que a política pública, ano após ano. E isso não é culpa desse ou daquele, mas, sim, de uma maneira em geral, cada um tem sua parcela de responsabilidade, caso contrário não estaríamos nesta situação.
Araçariguama vive um momento maravilhoso por conta própria graças à sua vocação, sua localização e tudo o que ela oferece naturalmente. Não podemos deixar que a falta de preparo; a irresponsabilidade de quem diz que a Saúde não pode melhorar para não atrair pessoas de outras cidades; que a cidade com o segundo maior PIB do Estado (para cidades até 50 mil habitantes), não tem dinheiro para comprar papel sulfite; que o descaso com a coisa pública tome proporções de ilegalidade, enfim, que a política coloque em risco tudo o que foi e está sendo conquistado.
Não podemos andar para trás. A História nos mostra o quanto isso é perigoso, e, ao mesmo tempo, nos mostra como é fácil colocar tudo a perder. Araçariguama precisa de um norte! Que nossos postulantes ao Executivo e Legislativo tenham real consciência disso e, independentemente de quem vença, tenha a nossa cidade como prioridade! Não podemos regredir em razão da inoperância de alguns ou de interesses particulares e escusos de muitos.
Nosso futuro está em jogo!
Edison Pires