top of page

Museu ituano mantém viva história do movimento que resultou na Proclamação da República

Publicado em:
10 de novembro de 2022 às 19:16:25
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 às 17:55:02
Museu ituano mantém viva história do movimento que resultou na Proclamação da República
Crédito Imagem:

Foi em um edifício erguido nas décadas iniciais do século XIX, localizado na cidade de Itu, que teve início o movimento pela Proclamação da República. Lá, em 18 de abril de 1873, aconteceu uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu -- marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Após 50 anos, em 18 de abril de 1923, o prédio se transformou no Museu Republicano, com um acervo dedicado especialmente ao movimento que resultou na Proclamação e à primeira fase da República brasileira, que abrange o período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, como também da história de Itu e região. Administrado pela Museu Paulista, da Universidade de São Paulo, está temporariamente fechado para visitação.

“Mas continuamos realizando diversas atividades e exposições no Centro de Estudos, prédio que também pertence à instituição”, avisa a supervisora do Museu Republicano, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego. No momento estão em cartaz as exposições “Itu e a Revolução de 32”, sobre a participação da cidade na Revolução Constitucionalista, e “Memórias e comemorações da Independência em Itu”, dedicada ao bicentenário da independência do Brasil.

Ainda sem data definida para reabertura, o prédio está passando por adequação de segurança contra incêndio e de acessibilidade.

Tour Virtual -- É possível também conhecer o prédio e as exposições que estão em cartaz, assim como o jardim interno do museu, pela internet. Lançado em 2020, o tour virtual pode ser realizado por meio deste link. A plataforma oferece recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual ou auditiva, recursos de audiodescrição e também descrição do conteúdo em espanhol e inglês.

 

Leia Mais ...
bottom of page