Morte de jovem é investigada como possível caso de Mpox em Itu
Publicado em:
2 de dezembro de 2025 às 20:14:00

Divulgação
Crédito Imagem:
Transmissão ocorre por contato próximo com pessoa infectada ou objetos contaminados
A morte de um jovem de 21 anos é investigada como possível caso de Mpox, conhecida como varíola do macaco. O registro ocorreu neste domingo (30), em Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o rapaz havia sido internado na Santa Casa de Itu no sábado (29) e morreu na madrugada seguinte. O corpo foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), responsável pelo diagnóstico que deve confirmar ou descartar a suspeita.
Como ocorre a transmissão?
De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus pode ser transmitido por contato próximo com pessoa infectada, incluindo relação sexual, beijo, abraço, contato com a pele lesionada ou com fluidos corporais, como pus, sangue e saliva.
O contato com objetos contaminados — toalhas, roupas de cama, talheres, pratos e outros utensílios manuseados pela pessoa infectada — também representa risco de transmissão. Profissionais de saúde, familiares e parceiros íntimos são os mais expostos nessas situações.
A pessoa pode transmitir a doença desde o início dos sintomas, como erupção cutânea, febre, dores no corpo e na cabeça, ínguas, calafrios e fraqueza. A transmissão permanece possível até a cicatrização completa das lesões e formação de nova camada de pele.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul



















