Momentos inesquecíveis de descanso aqui mesmo no Brasil
Publicado em:
11 de fevereiro de 2021 17:45:21
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:57:12
Crédito Imagem:
Enquanto esta pandemia não passa e a vacina ainda não está disponível para todos, viagens com destinos muito afastados ou destinos internacionais não são aconselháveis, o melhor mesmo é procurar um roteiro aqui mesmo no Brasil e melhor ainda é poder se aventurar em lugares ao ar livre, em meio à natureza, onde a probabilidade de contaminação pelo novo coronavírus é baixíssima.
O Brasil está repleto de lugares maravilhosos, de fácil localização e por preços bem acessíveis.
O primeiro destino indicado para alguns dias de sossego é Curitiba. Os diversos parques, museus, bosques e praças da capital paranaense costumam chamar atenção de quem procura espairecer, se divertir e tomar um banho de cultura. Para relaxar e caminhar uma boa opção é conhecer o Jardim Botânico. A culinária italiana também é uma das atrações. O bairro de Santa Felicidade reúne restaurantes e vinícolas tradicionais da cidade, queridos por visitantes e moradores.
[caption id="attachment_29834" align="aligncenter" width="800"] Majestosa arquitetura do Memorial do Rio Grande do Sul. O local é um dos pontos turísticos históricos de Porto Alegre, a capital gaúcha[/caption]Conheça Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A capital gaúcha é tranquila, sendo possível visitar lugares históricos e culturais da cidade, como o Memorial do Rio Grande do Sul, “parcão” Moinho de Ventos e o parque da Redenção. Uma opção de hospedagem é o Deville Prime Porto Alegre, localizado próximo ao aeroporto. E para quem quer respirar ares europeus é possível fazer uma viagem de carro até Gramado, localizada a 100 km da capital. Com um estilo europeu que encanta milhares de turistas, a cidade possui diversas vinícolas, fábricas de chocolate e cafés coloniais.
Mas se você prefere praia, então fique atento a esta dica: praias desertas, cachoeiras, trilhas e Mata Atlântica dentro do Estado de São Paulo. Sim! A Ilha do Cardoso é considerada um refúgio puro e selvagem, onde quase não existem áreas urbanas. Para chegar à ilha, é preciso viajar até Cananeia, cerca de 260 quilômetros da capital paulista, e pegar um barco. Apesar do acesso não ser um dos mais fáceis, o cenário compensa: piscinas naturais das praias da Laje, Ipanema, Fole Grande e Fole Pequeno podem ser aproveitadas durante todo o dia. Com certeza vai valer a pena o esforço!
[caption id="attachment_29835" align="aligncenter" width="800"] Outra opção é visitar Bonito. Conhecida como a capital brasileira do ecoturismo o “paraíso” fica cerca de 300 km de Campo Grande. A região conta com muitas cachoeiras, rios e lagos com águas cristalinas, cavernas e trilhas que podem ser exploradas pelos turistas / André Turatti[/caption]Apesar de ser um destino inusitado, Campo Grande a capital do Mato Grosso do Sul é uma cidade com muitas belezas naturais. No Parque Nações Indígenas é possível fazer uma trilha ecológica e conhecer alguns animais silvestres. A culinária fica por conta dos mais variados peixes de água doce: tilápia, pacu, pintado e piranha são algumas opções oferecidas pelos restaurantes. Outra opção é visitar Bonito. Conhecida como a capital brasileira do ecoturismo, o “paraíso” fica cerca de 300 km de Campo Grande. A região conta com muitas cachoeiras, rios e lagos com águas cristalinas, cavernas e trilhas que podem ser exploradas pelos turistas.
Para quem ama a combinação "fotografia e natureza", Cuiabá, no Mato Grosso é o destino ideal. A capital é a porta de entrada para o Pantanal do Norte, bioma único que reúne características da Floresta Amazônica, do cerrado, da caatinga e da Mata Atlântica. Lá, é possível encontrar mais de 600 espécies de aves, 80 de mamíferos, 50 de répteis e 405 tipos de peixes, e o melhor jeito de explorar a região é a cavalo. Para quem deseja ficar apenas na capital, o parque Mãe Bonifácia é uma opção de lazer. O espaço conta com vegetação típica do cerrado, espalhada em mais de 77 hectares. Vale lembrar que Cuiabá possui uma hora a menos de Brasília e a temperatura média anual é de 26º.
Cachoeiras, grutas e paisagens de tirar o fôlego. Tudo isso no coração do Estado da Bahia, mais precisamente no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Por lá o contato com a natureza é constante, atraindo aventureiros de todos os cantos do país. Por ser uma região muito ampla, o carro se torna a melhor opção para não perder nenhum detalhe desse território tão rico. Em Salvador, é possível alugar o veículo mais adequado para acomodar toda a família e deixar a viagem confortável para todos. Partindo da capital baiana, são cinco horas até a principal cidade da região, Lençóis. Esse será o ponto de partida para iniciar a exploração, por abrigar ótimas opções de hospedagens, alimentação e agências de turismo. Nos arredores de Lençóis o turista vai se maravilhar com as belas paisagens que a natureza teve o capricho de esculpir.
[caption id="attachment_29836" align="aligncenter" width="800"] Paisagens naturais de tirar o fôlego. Tudo isso no coração do Estado da Bahia, mais precisamente no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Por lá o contato com a natureza é constante, atraindo aventureiros de todos os cantos do país.[/caption]Férias ou dias de descanso em lugares maravilhosos, aqui mesmo no Brasil é possível sim! Escolha seu destino, e antes de fazer suas malas verifique como estão os protocolos de segurança contra a Covid-19. Não esqueça sua máscara e leve seu álcool gel. Faça a sua parte e tenha uma boa viagem!