Menina de 1 ano morre após se engasgar com caroço de jabuticaba durante atividade escolar em Sorocaba
Publicado em:
18 de novembro de 2019 15:00:05
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:58:07
Crédito Imagem:
Uma menina de 1 ano e 5 meses morreu neste domingo, 17, após se engasgar com um caroço de jabuticaba durante uma atividade escolar em Sorocaba. O incidente aconteceu no último dia 6 e a criança permaneceu internada em estado grave por 11 dias.
De acordo com o Hospital Gpaci, onde a menina estava internada, ela chegou com uma parada cardiorrespiratória e precisou ser internada na UTI. Conforme informações do Portal G1, a atividade foi oferecida por uma professora e, em determinado momento, a menina levou a fruta à boca e acabou se engasgando com o caroço. A escola fica na Zona Oeste da cidade.
Em nota, a prefeitura informou que "o fato aconteceu na tarde do último dia 6, durante uma atividade pedagógica sobre o tema ‘Consciência Negra’, quando a turma do berçário teve contato com jabuticabas, visando experienciar a textura e o sabor da fruta que aparece na história apresentada aos estudantes no projeto. Durante a atividade, a estudante, ao experimentar a jabuticaba, sofreu um engasgo com a fruta", informou a prefeitura.
Ainda segundo o Poder Executivo, "imediatamente a unidade escolar acionou o Samu e a família. Umas das profissionais, que possui o curso técnico de enfermagem, assumiu o controle da situação até a chegada do resgate, o que aconteceu cerca de 20 minutos após. Assim que assumiu o controle da situação, o Samu encaminhou a criança até o Hospital GPACI para internação na UTI, onde recebeu todo o atendimento necessário. A Secretaria da Educação (Sedu) lamenta e se solidariza com a família da criança, informando que tem dado todo o apoio necessário mediante a situação", concluiu.
[caption id="attachment_5268" align="aligncenter" width="980"] Familiares, amigos e funcionários da escola participaram do sepultamento. Foto: Emídio Marques/Jornal Cruzeiro do Sul[/caption]De acordo com o Jornal Cruzeiro do Sul, o corpo da criança foi velado das 21h deste domingo, 17, na Ofebas, no Jardim Santa Rosália, até as 10h desta segunda-feira, 18. O sepultamento ocorreu logo em seguida, no Cemitério da Consolação, na Vila Haro, em Sorocaba.