top of page

Mais demissões do que contratações: os números não mentem! por Edison Pires

Publicado em:
15 de março de 2024 21:17:00
Atualizado em:
15 de março de 2024 21:18:08
Mais demissões do que contratações: os números não mentem! por Edison Pires
Divulgação
Crédito Imagem:

O SEADE Trabalho, que analisa mensalmente a evolução do mercado de trabalho no Estado de São Paulo, em suas regiões e municípios, está prestes a divulgar os números referentes ao mês de janeiro de 2024. A esperança é que traga notícias melhores do que a última divulgação, quando Araçariguama fechou o mês de dezembro de 2023 com mais demissões do que contratações e, de quebra, acumulando saldo negativo na geração de empregos formais durante aquele ano.


Para se ter uma ideia do quanto a geração de empregos foi ruim para o trabalhador araçariguamense, no período de dezembro 2022 a dezembro 2023, de um saldo positivo de 1007 vagas, o município caiu para -152 vagas, quer dizer, perdeu o que tinha e continuou perdendo ao longo do ano, ou seja, fechou o período com 1.159 desligamentos a mais do que contratações.

Os números não mentem, o SEADE não mente e, assim sendo, a verdade, claro, prevalece! A fonte de informação tem que ser confiável, por isso, o cidadão tem que tomar cuidado para não ser enganado com afirmações fictícias!

Dados completos sobre emprego foram divulgados pelo jornal GAZETA na edição do último dia 16 de fevereiro. Se o amigo leitor tiver a curiosidade de consultar, pode acessar o site MUNDO N (mundon.com.br), entrar na aba GAZETA DIGITAL e no ícone Edições Anteriores baixar a edição de 16/02. A informação correta e segura estará lá!

Ainda segundo o SEADE, a Indústria - principal fonte de riqueza e de geração de empregos no município -, apresentou um desempenho modesto, fechando o ano de 2023 com saldo positivo de 253 vagas formais, porém abaixo do ano anterior, quando o total foi de 275. A grosso modo, com tanto anúncio da chegada de novas empresas, o setor não foi tão espetacular quanto se tenta mostrar. A Indústria ainda é o maior empregador, com 4.943 empregos formais de estoque (trabalhadores com carteira assinada), mas seu desempenho não reflete a realidade tão esperada. Outro fator preocupante, é que boa parte das vagas de empregos são preenchidas por profissionais de outras cidades, pois nosso município ainda não conseguiu oferecer aos jovens e aos trabalhadores, a tão necessária oportunidade de uma profissionalização dentro do que as empresas tanto necessitam. Algumas ações estão ocorrendo, é certo, porém, num ritmo insistentemente moroso.

Mas, o grande vilão foi o setor de Serviços, que fechou o ano passado com saldo negativo de -406 empregos. Até dezembro de 2023 o setor empregava 3.443 funcionários com carteira assinada. De dezembro a dezembro, foram registrados 891 desligamentos. De um saldo positivo de 485 admissões em 2022, passou para -406 em 2023.

Os dados fornecidos pelo SEADE são confiáveis e respeitados por serem obtidos por meio de metodologias estatísticas rigorosas e transparentes. Eles são frequentemente utilizados por governos, empresas, instituições acadêmicas e pesquisadores para entenderem a dinâmica do mercado de trabalho, identificar tendências e formular políticas públicas. Eles refletem a realidade do emprego no município representando uma imagem precisa da situação do mercado de trabalho em áreas específicas. Por tudo isso, o órgão oferece a oportunidade de se estar bem informado para o cidadão não correr o risco de comprar gato por lebre, principalmente neste momento tão "cheio de verdades" pelo qual atravessa o município.

A torcida é grande para que a retomada de contratações aconteça o mais rápido possível, pois todo mundo sabe que, quando a geração de empregos não vai bem, o município também não vai bem, e, isso tem reflexo direto na comunidade. A certeza de que não sobram empregos, é a quantidade de pessoas que comparecem a cada abertura de vaga ou feirão de emprego. Se realmente há sobra, não deveria ter tanta corrida por uma vaga!

Araçariguama é uma potência como poucas no Estado. Jovem, com uma arrecadação milionária que oferece um Orçamento Municipal acima de R$ 200 milhões para atender uma população de pouco mais de 23 mil habitantes. Sua localização é privilegiada e estratégica, com extensa área para instalação de empresas e galpões logísticos ao longo de uma das principais rodovias de acesso ao Interior/Capital. Esses dois setores ainda têm muito a crescer e gerar ainda mais riquezas. Sem falar no comércio, que se fortalece a cada dia!

Não tenha dúvidas, Araçariguama vai continuar voando baixo, basta que ninguém atrapalhe, principalmente com informações incorretas que podem ser caracterizadas como fake News!

Edison Pires


Leia Mais ...
bottom of page