top of page

Janela eleitoral para troca de partidos fecha dia 3 de abril

Publicado em:
21 de março de 2020 14:00:25
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:57:17
Janela eleitoral para troca de partidos fecha dia 3 de abril
Crédito Imagem:

A chamada janela eleitoral, período em que vereadores podem mudar de partido para concorrer à eleição (majoritária ou proporcional) de outubro sem incorrer em infidelidade partidária, que se iniciou em 5 de março vai fechar no próximo dia 3 de abril. Até lá, os interessados têm que definir suas legendas e, quando isso ocorrer, muito do que será visto durante o período de campanha, foi definido pela dança das cadeiras. Por ser uma das fases mais estratégicas de todo o processo eleitoral, nos últimos dias nota-se uma intensa agitação entre os edis na busca pela definição partidária que, entre outras coisas vai possibilitar ao candidato a busca por recursos e apoio político para as campanhas. Nos bastidores da política, a nova composição dos partidos pode interferir diretamente na escolha de candidatos ao Executivo. A expectativa é grande e até a data limite, o eleitor araçariguamense vai acompanhar posicionamentos e reposicionamentos de pré-candidatos.

Também em abril, no dia 4 – seis meses antes do pleito – esgota-se o prazo para que novas legendas sejam registradas na Justiça Eleitoral a tempo de lançarem candidatos próprios às eleições. Além disso, até o dia 4 de abril, aqueles que desejam concorrer na eleição devem ter domicílio eleitoral na circunscrição na qual desejam concorrer e estar com a filiação aprovada pelo partido.

No mesmo mês, o tribunal vai lançar uma campanha nas emissoras de rádio e televisão para incentivar a participação das mulheres nas eleições e esclarecer o eleitor sobre o funcionamento do sistema eleitoral.

Atenção eleitores

Para os eleitores, 6 de maio é uma data muito importante: é o último dia para que regularizem a sua situação junto à Justiça Eleitoral para poderem votar em outubro. Assim, pessoas que perderam o recadastramento biométrico e tiveram o título cancelado, não justificaram a ausência nas últimas eleições ou ainda desejem alterar o domicílio eleitoral têm até esse dia para se dirigirem ao cartório eleitoral mais próximo a fim de resolver suas pendências.

Porém, o eleitor deve ficar atento pois, com as recentes medidas tomadas em razão do combate ao coronavírus, o Cartório da 131ª Zona Eleitoral, situado em São Roque e que atende ao município de Araçariguama, estará fechado até o próximo dia 31 de março.

Contas aprovadas

Na terça-feira, 17, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovou as contas da Câmara Municipal referente ao Exercício de 2016, do então presidente Leandro Amaro de Andrade. Tal decisão confirma a intenção do ex-vererador em se lançar como pré-candidato ao Executivo de Araçariguama.

Leia Mais ...
bottom of page