/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/01/23/2016-01-13t224547z_900046441_gf20000094003_rtrmadp_3_usa-powerball.jpg)
Dois homens que compraram uma raspadinha da National Lottery, a loteria britânica, usando detalhes de um cartão de débito roubado e depois tentaram reivindicar o prêmio de £ 4 milhões (cerca de R$ 30 milhões) foram presos.
Em 22 de abril de 2019, Jon Watson, de 34 anos, e Mark Goodram, de 38, viajaram de Bolton para Londres para pedir esmola — e compraram o cartão vencedor no bairro de Clapham, no sul da capital britânica.
Eles foram descobertos na hora de reivindicar o prêmio, já que revelaram não possuir conta em banco, apesar de terem utilizado um cartão de débito para comprar a raspadinha.
Após admitirem a fraude perante a Corte da Coroa (tribunal superior de primeira instância para casos criminais) de Bolton, os dois foram condenados a 18 meses de prisão.
'Sentimento de injustiça'
A promotora, Denise Fitzpatrick, disse que a dupla — que estava em liberdade condicional após condenações anteriores — tinha os detalhes de um cartão de débito de um homem que não conheciam.
O tribunal foi informado de que uma raspadinha tinha um prêmio de £ 10, que foi reivindicado na loja, enquanto outra continha o grande prêmio.
De acordo com Fitzpatrick, Watson ligou para a National Lottery para dizer que seu amigo havia ganhado, e Goodram afirmou à operadora que dividiria o prêmio com o amigo.
Ele foi informado, no entanto, de que o pagamento seria feito por transferência bancária.
"Mark Goodram explicou que não tinha conta em banco, [mas] a compra da raspadinha vencedora havia sido feita com cartão de débito de uma conta bancária... o que imediatamente levantou suspeitas", disse ela.
O tribunal também foi informado de que Goodram e Watson falaram com a imprensa quando o prêmio não foi pago.
Ao sentenciá-los, a juíza Sarah Johnston disse que a dupla, que possuía várias condenações anteriores, privou o próximo cliente de ganhar uma "soma de dinheiro que mudaria sua vida" antes de ter a "audácia de manifestar seu sentimento de injustiça nos jornais nacionais".
"Vocês devem ter pensado que todos os seus Natais tinham chegado de uma vez só", afirmou.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/10/21/loteria.jpg)
"Apesar de saber que haviam adquirido aquele prêmio em dinheiro de forma fraudulenta, vocês tentaram reivindicá-lo."
"Não tenho dúvidas de que vocês dois continuarão a praticar delitos de maneiras desonestas no futuro.