top of page

Idec lança guia contra mentiras verdes propagadas por empresas

Publicado em:
2 de abril de 2024 14:00:00
Atualizado em:
2 de abril de 2024 15:09:25
Idec lança guia contra mentiras verdes propagadas por empresas
Divulgação
Crédito Imagem:

Manual lançado no Dia da Mentira explica os tipos de greenwashing, leis nacionais e informações sobre como o assunto é tratado no mundo, além de indicar os caminhos para denunciar abusos

O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) lançou nesta segunda-feira (1º de abril), Dia da Mentira, o e-book “É Mentira Verde! Guia de Enfrentamento ao Greenwashing para Pessoas Consumidoras”. O documento é um manual com linguagem simples e direta que explica os principais pontos sobre o greenwashing no Brasil e no mundo.


Dentro do guia, consumidores vão encontrar o conceito de Mentira Verde e os tipos principais encontrados nas prateleiras de supermercados, propagandas e demais formas de marketing. Além disso, o manual também traz informações sobre leis, normas e dicas sobre como questionar, reclamar e até processar empresas que praticam o greenwashing.


O documento é inédito e pioneiro no Brasil e traz várias referências nacionais e internacionais de enfrentamento a esse fenômeno cada vez mais comum na publicidade brasileira e mundial. “O guia foi feito para trazer aos consumidores tim-tim por tim-tim sobre a prática de mentira verde e como enfrentá-la, de forma didática e acessível. Para além de oferecer ferramentas para que as pessoas identifiquem e se defendam em situações em que se tornam vítimas de greenwashing. O guia pretende ser um verdadeiro chamado de ação sobre o tema”, explica a especialista do Programa de Consumo Sustentável do Idec, Julia Catão Dias.


O objetivo do lançamento do guia é trazer as pessoas ao ativismo contra a mentira verde. “Este é um tema relativamente novo e que vem ganhando relevância na medida em que as empresas perceberam que as pessoas querem fazer a sua parte no enfrentamento às crises socioambientais e climáticas, consumindo produtos mais sustentáveis. O nosso desafio agora é mostrar para a população que essas boas intenções estão cobertas de maquiagem verde e que precisamos do engajamento para denunciar tais práticas e cobrar as empresas por mudanças reais. É esse o nosso objetivo com a divulgação do guia!”, conclui a especialista.


Para acessar o “É Mentira Verde! Guia de Enfrentamento ao Greenwashing para Pessoas Consumidoras”, é só clicar neste link.

https://idec.org.br/enfrente-a-mentira-verde

Leia Mais ...
bottom of page