Horto Florestal de Campos do Jordão reabre ao público
Publicado em:
17 de agosto de 2020 às 13:09:16
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:37
Crédito Imagem:

A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, e a Concessionária Urbanes Empreendimentos, retomaram, na quinta-feira, 13, as visitações no Parque Estadual de Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal. Concedido há pouco mais de um ano para a iniciativa privada, a reabertura seráfoi em conjunto entre a SIMA e a empresa responsável pela área de uso público do parque. A Unidade de Conservação é a quarta contemplada pela reabertura de parques naturais, e funcionará diariamente com horário reduzido, das 10h às 16h.
A área contempla um importante remanescente da Mata Atlântica, num mosaico composto pela mata de Araucária e Podocarpus, dos Campos de Altitude e de Mata Nebular. Os visitantes, além de toda natureza exuberante, podem desfrutar de um espaço rico em cultura-histórica e praticar atividades de ecoturismo. Vale destacar sua rara fisionomia de floresta ombrófila densa de altitude, restrita às áreas da Serra da Mantiqueira.
Em todos os locais, a limpeza e desinfecção serão intensificadas. O uso de máscara será obrigatório, bem como o distanciamento social. Há totens com álcool em gel 70% em pontos estratégicos. Será feita também a medição da temperatura corporal de todos visitantes e colaboradores do parque, por meio de termômetro digital infravermelho na portaria.
Nos espaços internos como, restaurante, chocolateria e loja de souvenirs, será feito controle de acesso, considerando o distanciamento mínimo entre pessoas, sem que haja aglomerações nos ambientes. A área de uso público possui cartazes e placas informativas sobre os protocolos de higiene e de segurança a serem seguidos.
O Parque Estadual Campos do Jordão será reaberto com melhorias nas estruturas. A ponte principal foi substituída por uma acessível e a passarela de pedestres ganhou um novo guarda-corpo. Além disso, a Serraria do Parque, estrutura criada em 1929 para exploração de madeira da Fazenda da Guarda, está passando por revitalização. Por se tratar de área de patrimônio histórico cultural, a restauração busca preservar seu layout original.
Para mais informações sobre as Unidades de Conservação acesse o site da Fundação Florestal: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/fundacaoflorestal/