Grupo de Teatro faz manifesto pacífico em frente ao McDonald’s
Publicado em:
14 de setembro de 2021 às 19:30:38
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:42
Crédito Imagem:
Desde a inauguração da Franquia McDonald’s em São Roque, após a postagem de algumas fotos do interior do estabelecimento, uma imagem das portas dos banheiros tem gerado discussões nas redes sociais, por possuírem à época, o símbolo e a escrita Multigênero. O banheiro é de uso individual, porém o uso pode ser feito por pessoas de todos os gêneros.
No dia 13, o vereador Guilherme Nunes publicou um ofício que foi encaminhado aos responsáveis pela unidade do McDonald’s de São Roque, pedindo reforço na limpeza e na segurança dos banheiros do restaurante. O ofício ainda diz que o estabelecimento pode ser multado caso descumpra as normas: “Será providenciada a regulamentação do tema, inclusive com fixação de multa em caso de descumprimento da norma”
O ato do vereador foi taxado por muitos como “preconceito velado” já que o mesmo ofício só foi encaminhado ao McDonald’s e para nenhum outro comércio da cidade. O vereador rebateu tal afirmativa dizendo que não há preconceito no caso.
A polemica vem se arrastando deste a inauguração. Na tarde desta terça-feira, 14, o Grupo de Teatro “Coletivo Narciso”, reuniu seus integrantes e pessoas que lutam pela causa LGBTQIA+, para uma intervenção artística. Eles se encontraram as 14h em frente ao McDonald’s, com pinturas no rosto que simbolizam sangue, seguram cartazes com os dizeres “Não é só sobre um banheiro” “É sobre um de nós morrendo a cada dia” "Banheiro para todes" "É o banheiro ou o seu preconceito". Eles são contra a retirada das placas multigênero do local.
Segundo informações divulgadas pelas redes sociais o restaurante retirou das portas dos banheiros os dizeres Multigênero, deixando apenas os símbolos.
Veja as imagens:
