Fim do Home-office: Seu cão vai voltar a ficar sozinho em casa, e agora?
Publicado em:
11 de agosto de 2020 às 14:32:26
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 às 17:56:21
Crédito Imagem:
Os cães são animais extremamente sociáveis, e adoram a companhia dos donos. Por isso ficar longe deles após o isolamento, período onde a maioria ficou mais tempo com os tutores, pode ser um verdadeiro desafio para os pets, que podem sentir medo e desconforto diante dessa nova situação.
O ideal é que o animal seja acostumado desde o isolamento a ficar um pouco longe dos tutores. Para isso, algumas medidas podem ser adotadas pelo dono do animal. Dessa forma, ele aprenderá que não é preciso ter medo de ficar sozinho.
[caption id="attachment_15260" align="aligncenter" width="600"] Brinquedos inteligentes distraem os cães quando estão sós[/caption]A médica veterinária e Gerente de Produtos da Ceva Saúde Animal, Priscila Brabec, trouxe quatro dicas para você ajudar os cães a lidarem com a situação desde já.
1 – Aposte nos brinquedos
Os brinquedos inteligentes são ótimos aliados para distrair os cães, especialmente quando eles estão sozinhos. Existem itens especiais que permitem deixar petiscos escondidos, o que garante também entretenimento para eles. Outra dica é separar alguns apenas para esse momento, dessa forma a novidade do brinquedo estimulará a distração do pet.
2 – Atenção especial aos filhotes
No período de isolamento muitas famílias ganharam um novo membro, os filhotes. Porém esses animais, que antes estavam na companhia do tutor por longos períodos, precisam entender que ficar parte do tempo sozinhos também faz parte da rotina. Como esses pets têm muita energia e costumam ser curiosos o ideal é deixá-los em uma área restrita da casa, onde tenham acesso ao banheiro, comida/água e brinquedos.
3 – Saída tranquila, sem ansiedade
O tutor deve evitar realizar passeios exagerados com o cão, pois esse comportamento poderá gerar ansiedade no animal com o tempo. O ato de sair de casa deve ser tratado como parte da rotina, assim o pet entenderá que aquela é uma situação normal. O ideal é tratar as saídas e o retorno para casa com o máximo de naturalidade possível, dessa forma o pet não ficará tão ansioso pelo retorno do tutor.
4 – Considerar utilizar um análogo sintético do odor materno canino no ambiente.
Em todas os momentos desafiadores para os cães, o uso de um odor específico pode ajudar na adaptação e transmitir a sensação de conforto, segurança e bem estar para eles. Uma alternativa é o análogo sintético do odor materno canino que é vendido como difusor ou spray em petshops. Ele tem um cheiro que é detectado e reconhecido apenas pelo cão quando presente no ambiente e pode ajudar em sua adaptação.
Fonte: IG