top of page

Fiat Pulse: o que SUV do BBB herdou da Strada, Argo e Toro

Publicado em:
28 de julho de 2021 às 20:27:29
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 às 17:58:00
Fiat Pulse: o que SUV do BBB herdou da Strada, Argo e Toro
Crédito Imagem:

[caption id="attachment_44995" align="aligncenter" width="1170"] Maior parte das peças de estamparia do Pulse são idênticas às utilizadas pelo Argo, mas Fiat sustenta que novo SUV tem plataforma exclusiva; lançamento será entre setembro e outubro- Imagem: Divulgação[/caption]

Com lançamento previsto para setembro ou outubro deste ano, o Fiat Pulse já teve vários detalhes revelados pela respectiva fabricante - alguns deles durante o programa "BBB 21" (TV Globo). Dentre eles, boa parte do interior do novo SUV compacto, divulgada na última segunda-feira, 26 . Embora a Fiat afirme que o inédito utilitário esportivo conta com plataforma "totalmente nova", fotos e vídeos deixam evidente que o Pulse traz vários elementos mecânicos, tecnológicos, estruturais e de estamparia em comum com o Argo. Além disso, "empresta" itens de outros veículos da Stellantis, como Fiat Toro e Strada - bem como Jeep Compass. Começando pela cabine, logo percebe-se que equipamentos como comandos das travas e vidros elétricos, bem como hastes dos limpadores do para-brisa e dos piscas são idênticos aos utilizados em outros veículos da Fiat e da Jeep. Algo totalmente normal na indústria automotiva, inclusive entre marcas de luxo, para otimizar os custos de produção.
[caption id="attachment_44997" align="aligncenter" width="600"] Fiat Pulse interior - Divulgação[/caption]
[caption id="attachment_44998" align="aligncenter" width="600"] Fiat Pulse interior - Divulgação[/caption]
[caption id="attachment_44999" align="aligncenter" width="600"] Fiat Pulse interior - Divulgação[/caption]
[caption id="attachment_45000" align="aligncenter" width="600"] Fiat Pulse - Divulgação[/caption]
Contudo, algumas peças menos óbvias saíram diretamente de outros veículos ou são versões modificadas. O painel de instrumentos digital em tela de sete polegadas, de série na versão de topo do Pulse, é idêntico ao utilizado na nova Fiat Toro 2022. Além disso, a central multimídia de 10,1 polegadas que virá no Pulse mais completo também é igual em tamanho e interface à adotada pela Toro - a única diferença é que, no SUV, ela tem orientação horizontal, do tipo "flutuante", enquanto na picape a tela é vertical, como um tablet.
Nas configurações mais simples e intermediária, o painel do Pulse é analógico e tem a mesma tela central de 3,5 polegadas do computador de bordo disponível no Argo e no Cronos.
Por sua vez, o volante do novo utilitário esportivo da Fiat traz "almofada" do airbag aparentemente inédita, mas que na prática é uma variação do desenho que estreou no novo Compass. Já os comandos na direção são basicamente os mesmos utilizados no Renegade, também da Jeep. A exceção fica por conta do botão vermelho com a inscrição Sport no lado esquerdo do volante do SUV, que ajusta acelerador e câmbio para uma tocada mais esperta. Por falar no Compass, a seção central do painel do Pulse é claramente uma variação simplificada daquela disponível no Jeep: tem dois difusores de ar posicionados abaixo da multimídia e comandos do ar-condicionado em forma de régua, logo acima do console central. Vale destacar que a Stellantis fez questão de projetar saídas de ar exclusivas para o Pulse, diferentes das peças arredondadas encontradas no Cronos e no Argo. O acabamento interno também é diferente do aplicado no sedã e no hatch compactos.  

Motor da Fiat Strada

[caption id="attachment_45001" align="aligncenter" width="600"] Até a moldura das lanternas traseiras é a mesma da observada no Argo, mas arranjo de luzes é diferente -Imagem: Divulgação[/caption]
Quanto ao trem de força, as versões de entrada e intermediária do novo SUV vêm com o mesmo 1.3 aspirado de 109 cv que equipa Argo, Cronos e Strada, bem como o câmbio manual de cinco marchas. Só que o Pulse com essa motorização também poderá ser equipado com uma transmissão do tipo CVT. Já a configuração mais cara vai traz o inédito 1.0 turbo flex de três cilindros, com cerca de 120 cv e 20 kgfm, sempre acompanhado de câmbio automático de seis velocidades. Essa versão será comercializada com o mesmo bloqueio eletrônico de diferencial da Strada. Em relação à estamparia, o Pulse deixa claro o parentesco com o Argo: portas, vidros laterais, teto, vidro traseiro, para-lamas e até a moldura das lanternas traseiras são iguais aos do hatch - embora a carroceria seja mais alta e a distância entre-eixos, cerca de 1 cm mais longa. A Fiat afirma que a plataforma MLA utilizada no Pulse traz reforços estruturais, suspensões e sistema de direção diferentes dos utilizados na dupla de compactos da marca - o que não impedirá que essas melhorias sejam aplicadas em futura atualização de Argo e Cronos.

      Fonte-UOL
Leia Mais ...
bottom of page