Após um merecido descanso para pilotos e equipes nesta que é a maior temporada da F1, com 23 corridas, a categoria voltou, nesta sexta-feira, com o primeiro treino livre do GP da Bélgica, a 12ª etapa de 2021. E coube ao pressionado Valtteri Bottas o posto de mais veloz da sessão, desbancando a RBR de Max Verstappen. Lewis Hamilton, que não conseguiu encaixar uma boa volta, ficou em 18º.
Bottas e Verstappen nas primeiras posições não é lá muito novidade, mas o destaque nessa primeira sessão fica por conta da Alpha Tauri de Pierre Gasly, na terceira colocação, e para a dupla da Ferrari, que teve Charles Leclerc e Carlos Sainz no quarto e quinto lugares, respectivamente. Isso porque o carro da escuderia italiana, que mostrou ter potencial em pistas mais travadas, começa a dar pinta de que pode ir bem também em uma pista mais dependente do motor, como é o caso de Spa.
Escapadas, rodadas e toques bizarros no muro
A sessão começou com a pista levemente molhada, o que fez com que alguns pilotos perdessem o controle do carro. Kimi Raikkonen foi o primeiro a rodar, na primeira curva. Mas o balé da Alfa Romeo foi copiado por Yuki Tsunoda, da AlphaTauri.
Hamilton, que vinha para um volta rápida para possivelmente sair do 18º lugar, deve ter tomado um susto quando Nicholas Latifi fechou a porta na tentativa de ultrapassagem do piloto da Mercedes. O atual campeão precisou recuar, mas ainda não está claro se a direção de prova vai investigar o lance.
Os pilotos retornam logo mais, às 10h, para a pista com o segundo treino livre do GP da Bélgica.