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Expectativa de vendas para a Black Friday 2023 e otimismo do consumidor brasileiro aumentam

Publicado em:
27 de outubro de 2023 20:22:00
Atualizado em:
27 de outubro de 2023 20:22:35
Expectativa de vendas para a Black Friday 2023 e otimismo do consumidor brasileiro aumentam
Divulgação
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No dia 24 de novembro de 2023, a Black Friday, um dos dias mais aguardados pelo comércio, acontecerá. De acordo com pesquisa realizada pela Google, o consumidor brasileiro está mais otimista com a data neste ano: dos entrevistados, 67% pretendem realizar compras e 70% irão gastar o mesmo ou um valor superior em comparação a 2022.

Alguns fatores podem explicar essa expectativa de melhora de vendas de um ano para o outro. Apuração feita pelo Mercado Livre, mostrou que o brasileiro tem um maior poder de compra em relação ao ano passado, por conta da melhora da economia nacional dos últimos meses, com a inflação tendo quedas significativas, pesando menos para o bolso do consumidor. Em números, as pessoas que disseram que irão gastar mais de R$2.000,00 chegou a 23%, 3 pontos percentuais a mais do que no ano passado.

Em outro estudo que condiz com esses números, feito pela XP Investimentos, com relatório da Olist, é esperado uma movimentação de mais de R$6 bilhões para a data, constatando assim, que há uma boa possibilidade de um grande faturamento no evento.

As lojas usam a data como uma forma de atrair os clientes para a venda de produtos, uma vez que os preços das mercadorias se encontram mais baixos do que em outras épocas do ano. Até por isso, os comerciantes procuram realizar ações que durem mais do que apenas um dia, podendo estender por dias, semanas e ao longo do mês de novembro.

Com este contexto, os varejistas já começam a se preparar por meio de estratégias para conquistar seu público em busca de maior lucro para suas empresas.

Rede Bom Lugar terá ações semanais para o mês de novembro.

Amanda Fernandes, gerente comercial da Rede Bom Lugar Supermercados, explica como é o preparativo das lojas para a Black Friday. “Organização é a principal forma de se preparar para o evento. No nosso caso, por exemplo, a elaboração começa pelo menos 1 mês antes, quando fazemos as pautas de como vai ser a distribuição de produtos, a flexibilização de horários para cada loja, as mercadorias com preços especiais, entre outras coisas”.

Além disso, ela também fala sobre a fidelização dos clientes, que é um dos grandes objetivos dos comerciantes. “Para a fidelização do cliente, procuramos sempre atender os compradores da melhor maneira possível; em questão de preço, fazemos promoções em nosso aplicativo com ofertas especiais para os consumidores do clube; e ainda, teremos o ‘Esquenta Black Friday’, onde todas as sextas-feiras de novembro, iremos colocar determinados produtos em promoção como uma forma de elevar a expectativa dos clientes para o evento”.

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