top of page

Ex-governador de São Paulo, João Doria anuncia desfiliação do PSDB

Publicado em:
19 de outubro de 2022 14:26:18
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:58:41
Ex-governador de São Paulo, João Doria anuncia desfiliação do PSDB
Crédito Imagem:

O ex-governador João Dória, durante votação em zona eleitoral na cidade de São Paulo (SP), neste domingo (2) — Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

O ex-governador João Dória, durante votação em zona eleitoral na cidade de São Paulo, neste domingo (2) — Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Ex-governador de São Paulo, João Doria anunciou, nesta quarta-feira (19), a sua desfiliação do PSDB. O empresário oficializou a saída do partido em sua conta no Twitter, ao dizer que "encerra essa etapa com cabeça erguida".

"Anuncio minha desfiliação do PSDB após 22 anos no partido. Inspirado na social-democracia e em nomes como Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC [o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso], cumpri minha missão política partidária pautado na excelência da gestão pública e em uma sociedade mais justa e menos desigual", disse em sua conta no Twitter.

Doria venceu as prévias para ser o candidato do partido à Presidência, mas enfrentou resistências internas. Em 23 de maio, o empresário anunciou a desistência à corrida presidencial. Na mesma semana, o PSDB optou por apoiar a candidatura de Simone Tebet (MDB) ao indicar a senadora Mara Gabrilli como vice na chapa.

No mesmo dia em seu deixou a disputa pelo Palácio do Planalto e se distanciou da política, Doria disse que não deixaria o PSDB. "Eu não mudei de partido, não mudo de partido e não vou mudar de partido", disse na ocasião.

Fio em que João Doria anuncia e detalha motivo para sair do PSDB — Foto: Reprodução

Fio em que João Doria anuncia e detalha motivo para sair do PSDB — Foto: Reprodução

Doria foi escolhido como pré-candidato em eleição interna do partido ao derrotar o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite. A vitória na disputa interna gerou tensões com a ala do PSDB que defendia a candidatura de Leite e tentou uma manobra interna após a desistência de Doria.

No final de março, o ex-governador de São Paulo chegou a ameaçar desistência de sua pré-candidatura, mas voltou atrás e fez o lançamento no mesmo dia. O movimento foi lido como uma espécie de contra-ataque aos apoiadores de Leite.

Doria não apoiou de forma aberta nenhum presidenciável no 2º turno e se colocou neutro entre optar por Lula (PT) ou Bolsonaro (PL). Seu vice enquanto governador, Rodrigo Garcia anunciou "apoio incondicional" à reeleição do presidente Bolsonaro. Já o PSDB abriu a escolha para os diretórios estaduais.

Fonte: G1 Globo

Leia Mais ...
bottom of page