top of page

Estrada dos Romeiros deve receber trânsito intenso de caminhões, o que preocupa motoristas

Publicado em:
4 de setembro de 2021 às 16:55:44
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 às 17:56:20
Estrada dos Romeiros deve receber trânsito intenso de caminhões, o que preocupa motoristas
Crédito Imagem:

O município de Araçariguama vem atravessando um dos mais promissores momentos de crescimento e desenvolvimento com a chegada de novas empresas seja no setor de produção, distribuição ou de logística. Além de garantir uma maior arrecadação aos cofres municipais, a expansão empresarial abre novas e importantes vagas no mercado de trabalho, absorvendo boa parte da mão de obra disponível na cidade. Um alento, se comparado ao que vive o país com uma taxa de desemprego em torno de 14%.

Tal crescimento é notado em quase todas as regiões do município, até mesmo próximo à área central, mais precisamente nas imediações do Bairro Lavapés, onde uma grande movimentação de terra com a preparação de platôs, indica a construção de galpões. Em outros pontos dos limites da cidade também é notada o preparo de áreas para a chegada de novas empresas.

Momento tão positivo, infelizmente, traz algumas preocupações, principalmente no que diz respeito ao sistema viário que, se não for tratado com urgência e com a atenção necessária, será um dos grandes problemas no futuro do município.

Tal preocupação parte daqueles que trafegam diariamente pelas estradas que cercam a cidade. Motoristas se mostram preocupados, por exemplo, com o aumento da circulação de caminhões na Estrada do Romeiros, que liga os municípios de Araçariguama e Pirapora do Bom Jesus.

A rota para caminhões que passarão a atender as empresas instaladas no sentido Bairro Lavapés e Cruz das Almas, será a Rodovia dos Romeiros para evitar o centro da cidade. Na verdade, atualmente, esse trajeto já é utilizado por inúmeras carretas.  “O problema maior é o trecho que dá acesso ao Café Brasileiro” – termo em referência à empresa localizada próxima à Rodovia Castello Branco, alertou um motorista que trafega por esse trecho diariamente e preferiu não se identificar. Outros condutores ouvidos pela reportagem apresentaram opiniões parecidas.

Para ele, a pista estreita e sinuosa, além de contar com trechos de subida e descida acentuadas, pode não comportar tráfego ainda mais intenso de grandes carretas.

E ele está certo. Quem dirige veículo de pequeno porte sabe bem o que é cruzar com uma carreta, principalmente em trecho de curva. Muitas vezes o caminhão invade a contramão de direção obrigando quem vem no sentido contrário a parar. “Imagine o que vai acontecer quando isso ocorrer com dois caminhões em sentidos opostos”, ressaltou o motorista. Outra questão levantada foi a do asfalto. “Se agora, com um trânsito ainda pequeno o asfalto já começou a rachar, com um trânsito mais intenso a situação vai piorar”, destacou.

Na opinião do condutor, o alargamento da pista é a solução definitiva. “Não vai ter outro jeito. Daqui há alguns meses quando o trânsito ficar intenso, não vai haver outra alternativa. Não tenho dúvidas de que este trecho de estrada vai ficar ainda mais perigoso”, concluiu.

Leia Mais ...
bottom of page