Estatística da Criminalidade: Dados da Secretaria de Segurança mostram números em Araçariguama
Publicado em:
19 de junho de 2022 às 19:03:58
Crédito Imagem:
O site oficial da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo – SSP-SP, traz informações sobre o balanço da criminalidade na cidade de Araçariguama. Os números estatísticos são referentes aos meses de Janeiro a Abril deste ano.
As estatísticas criminais são utilizadas para retratar a situação da segurança pública e permitir o planejamento de ações policiais e de investimentos no setor. Por esse motivo é importante que a vítima registre Boletim de Ocorrência, seja na Delegacia de Polícia local ou no site.
Em São Paulo, a compilação dos dados é feita pela Secretaria da Segurança Pública, por intermédio da Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) - responsável pela análise dos dados de interesse policial e pela realização de estudos para prevenir e reprimir a criminalidade.
A coleta de dados criminais em todo o Estado de São Paulo padroniza e organiza o fluxo de números coletados junto às polícias, a partir do registro de ocorrências criminais. Seu conteúdo ajuda a monitorar a evolução das tendências dos principais indicadores criminais do período, bem como na tomada de decisões no âmbito do Estado e das polícias.
Os dados devem ser interpretados sempre com prudência, pois estão sujeitos a uma série de limites de validade e confiabilidade: eles são antes um retrato do processo social de notificação de crimes do que uma reprodução fiel do universo criminal de um determinado local. Para que um crime faça parte das estatísticas oficiais, são necessárias três etapas sucessivas: o crime deve ser detectado, notificado às autoridades policiais e, por último, registrado no boletim de ocorrência.
Araçariguama
No município de Araçariguama, o maior número de ocorrências está ligado ao submundo das drogas. No período foram 10 casos de porte de entorpecentes e 9 de tráfico. O mês de abril foi o que mais apresentou flagrantes de tráfico: foram 4 no total.
Ainda de acordo com a planilha da Secretaria, foram instaurados 93 Inquéritos Policiais nos quatro primeiros meses do ano.
No mesmo período o município somou 1 homicídio doloso, 1 estupro de vulnerável, 6 roubos de veículos e 69 furtos.
Veja os números:


















