top of page

ENEM: 4 dicas para se manter motivado no estudo

Publicado em:
10 de novembro de 2021 19:41:37
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:56:52
ENEM: 4 dicas para se manter motivado no estudo
Crédito Imagem:

  O ENEM está chegando e, por ser uma das provas mais importantes do ano para quem busca entrar em uma universidade, adicionar os idiomas à lista de estudo se torna indispensável, já que a escolha é entre perguntas em inglês ou em espanhol. Pensando nisso, o Duolingo - plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e o app educacional mais baixado do mundo - reuniu 4 dicas para combater a falta de motivação e otimizar o estudo neste fim de ano. Confira: 1. Foque em objetivos significativos (ou também conhecido como...pequenas vitórias!)
  • Escolha objetivos a curto prazo: comece por metas com datas próximas, para que se sinta menos sobrecarregado. Além do que, é mais recompensador riscar itens da lista com frequência! Use o seu deadline para checar com você mesmo sobre o que está funcionando e o que você pode tentar fazer de diferente antes do seu próximo prazo.
  • Crie objetivos específicos e administráveis: escolha uma meta que reflita os seus interesses e o tempo que tem para se dedicar aos estudos. Uma boa forma de começar no Duolingo é por um tempo, uma lição ou uma conquista determinados.
2. Faça do aprendizado um hábito
  • Pratique um pouco a cada dia: esperar até a noite anterior ao ENEM e memorizar os termos, por exemplo, faz com que estudar se torne estressante. Praticar um pouco todos os dias, mesmo que somente por 20 minutos, faz com que o aprendizado pareça mais administrável e você aprende melhor dessa maneira também. Novas informações precisam de tempo para se consolidarem no seu cérebro: elas precisam migrar de memórias de curto-prazo (onde ficam durante uma aula, enquanto estamos estudando) para as de longo-prazo. Isso leva tempo, e precisa de sono, então ofereça intervalos ao seu cérebro entre os estudos a cada dia.
  • Insira tempo de estudo na sua rotina: reserve um período para estudar todos os dias no mesmo horário, e combine o aprendizado de inglês ou espanhol com outras partes do seu dia a dia! Alarmes podem ajudar os mais esquecidos: ative as notificações no app para que o Duolingo possa te ajudar a lembrar quando precisa estudar.
3. Otimize o estudo
  • Inclua variedade em como você estuda: fuja do tédio que é fazer as mesmas tarefas muitas vezes. Sabia que aprendemos melhor visualizando as informações em novas situações? Incluir atividades que já ama, como ouvir músicas, ver filmes e séries, ler jornais e pesquisar blogs e sites em inglês ou em espanhol também ajuda no aprendizado!
  • Busque apoio: combine de estudar com alguém regularmente e adicione seus amigos no Duolingo para comparar os seus progressos diários e semanais com os deles. O Duolingo também oferece eventos virtuais para que você possa criar uma comunidade, praticar com outros usuários e variar os seus estudos.
4. Aproveite os recursos motivacionais na ponta dos seus dedos: o Duolingo possui diversos recursos para te manter motivado ao estudar uma língua estrangeira para o ENEM:
  • Pratique todos os dias: o app conta quantos dias seguidos você finaliza lições e não te deixa esquecer de estudar. Veja se consegue atingir uma ofensiva ao completar o seu objetivo diário.
  • Jogue com pessoas do mundo todo: a cada semana, você pode competir com outros usuários da plataforma em uma liga, se ganhar pontos suficientes. Os estudantes top avançam para a próxima liga e podem receber bônus especiais se terminarem em primeiro lugar.
  • Reveja lições anteriores: a prática leva a perfeição! Para te motivar a rever lições antigas, você encontrará unidades anteriores que precisam ser estudadas novamente.
  • Interaja com histórias: ganhe pontos com mini-histórias divertidas e interativas, que trazem temas do cotidiano e te desafiam a praticar a compreensão oral e escrita do idioma estrangeiro.
  • Treine escutar o idioma com podcasts: o Duolingo lançou neste ano o primeiro podcast voltado para o público brasileiro. "Histórias em Inglês" é uma ótima maneira de treinar a escuta e compreensão com muita diversão.
    Sobre o Duolingo O Duolingo é a plataforma de aprendizado de idiomas mais popular e o app educacional mais baixado do mundo. O app faz o aprendizado de um novo idioma divertido com lições curtas que se assemelham a um jogo. A missão da empresa é desenvolver a melhor educação do mundo e torná-la universalmente disponível. O Duolingo oferece mais de 100 cursos em 40 idiomas diferentes, desde espanhol, francês, alemão e japonês até Alto Valiriano e Klingon. O Duolingo está disponível para iOS, Android e em www.duolingo.com.
Leia Mais ...
bottom of page