top of page

Em nota Veolia afirma que está autorizada a operar aterro sanitário no Bairro Butantã

Publicado em:
20 de março de 2021 17:14:43
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:58:08
Em nota Veolia afirma que está autorizada a operar aterro sanitário no Bairro Butantã
Crédito Imagem:

 

Somente nesta 3ª feira, dia 16, a empresa Veolia respondeu questionamento do jornal GAZETA sobre o trabalho das equipes de Maio Ambiente e de fiscalização da Prefeitura e da GCM que, atendendo denúncia, flagraram caminhão transportando lixo de outra cidade para o aterro sanitário, conforme noticiado pela municipalidade. A matéria foi publicada no site MUNDO N, em 5 de março último, com o título “Aterro Sanitário: Autor de ação popular quer buscar cumprimento de ordem judicial por desobediência de liminar concedida em sentença”. A empresa Veolia, responsável pelo Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) Araçariguama, informou que está autorizada a operar.

A resposta cujo teor transcrevemos, chegou com atraso à Redação, “devido a sede da empresa estar em outro país, o que dificultou a aprovação do texto”, explicou a assessoria de imprensa da empresa. O texto está sendo publicado nas versões impressa e digital do jornal.

Segue a nota: “A Veolia Brasil esclarece que o Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) Araçariguama, localizado no município de Araçariguama, SP, atende as mais rígidas exigências ambientais e está autorizado a operar conforme licença expedida pelos órgãos competentes. Esclarece ainda que, em suas operações cumpre integralmente a legislação nos níveis federal, estadual e municipal, além de atender às diretrizes dos órgãos licenciadores, o que é espelhado na relação com seus clientes”, encerra a nota.

A empresa não respondeu a outro questionamento feito pelo jornal, sobre a veracidade da informação da construção de duas escolas que devem ser doadas ao município, e, o motivo de tais construções. Indagada sobre a ausência da resposta, a assessoria de imprensa informou que, “a empresa optou por não responder este ponto”.

Relembre a matéria

Com base na lei municipal que proíbe empresas que operam aterro sanitário ou similares a receberem material vindo de outro município, o advogado Mario Luiz De Marco, autor de ação popular contra empreendimento da Proactiva, afirmou que vai distribuir na Justiça de São Roque ação de cumprimento de sentença, em razão da “desobediência do empreendedor que está recebendo rejeitos ou lixo vindos de outras localidades, conforme constatado pelo Diretor Municipal de Meio Ambiente Joaquim Cassemiro”, em vídeo publicado em rede social na quinta-feira 4.

Segundo o advogado – que é membro do Movimento em Defesa do Ribeirão do Colégio, que luta contra a instalação e funcionamento do aterro sanitário no Bairro Butantã por não concordar com sua localização sob nascentes que formam o Ribeirão do Colégio, cujo o mesmo á utilizado pela Sabesp para captação de água bruta e abastecimento da cidade de Araçariguama – a fiscalização da Prefeitura e a Guarda Municipal ao flagrarem a chegada de um caminhão carregado com lixo de outra cidade, comprovaram que está ocorrendo irregularidade no local. Ele considera como fato grave, uma vez que decisão judicial é bem clara nesse sentido.

Denúncia - Na quinta-feria, 04, a Prefeitura recebeu uma denúncia de que o aterro sanitário localizado no Bairro Butantã, em Araçariguama, estaria em funcionamento. Equipes do Departamento de Meio Ambiente, Fiscalização e GCM foram acionados e se dirigiram ao local, onde flagraram um caminhão de outro município transportando lixo para o aterro, fato que está em desacordo com lei municipal em vigência, conforme destacado pelas autoridades.

Na publicação nas redes sociais a Prefeitura informa ter entrado em contato com os responsáveis pelo empreendimento para os devidos esclarecimentos e que toma as devidas medidas legais. “Ressaltamos que nenhuma licença ou autorização de funcionamento foi expedida ou concedida pela atual Administração Municipal. Deixamos claro que o prefeito Rodrigo Andrade e toda a Câmara de Vereadores estão alinhados com a vontade popular, deste modo, não compactuando com a instalação do aterro sanitário de Araçariguama”, disse o Diretor de Maio Ambiente Joaquim Cassemiro.

Veolia / Proactiva - A reportagem entrou em contato com a empresa Veolia / Proactiva responsável pelo aterro sanitário. A assessoria de imprensa disse (14h50) que a empresa iria se manifestar através de uma nota. Porém, até o fechamento desta matéria (18h00), não retornou.

Leia Mais ...
bottom of page