top of page

DIA DOS POVOS INDÍGENAS (19.04): três filmes sobre os povos originários

Publicado em:
16 de abril de 2024 13:30:00
Atualizado em:
16 de abril de 2024 15:08:14
DIA DOS POVOS INDÍGENAS (19.04): três filmes sobre os povos originários
Divulgação
Crédito Imagem:

Embaúba Filmes lançará em 2024 três longas que permitem refletir sobre os modos de viver e pensar de povos indígenas: O ESTRANHO, A FLOR DO BURITI e A INVENÇÃO DO OUTRO

Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, celebramos a resistência e a diversidade cultural dos povos originários brasileiros. A distribuidora Embaúba Filmes anuncia o lançamento de três longas que chegam ao longo de 2024 aos cinemas e permitem conhecer e refletir sobre a temática: O ESTRANHO, A FLOR DO BURITI e A INVENÇÃO DO OUTRO.

Com perspectivas diferentes, cada um destes filmes tenta construir imagens que fogem ao senso comum dos documentários clássicos sobre os povos indígenas. Contrariando o olhar tradicional de documentários que contribuíram para a exotificação e o reforço de estereótipos, os filmes trazem os modos de viver e pensar de povos originários com respeito e proximidade, fortalecendo suas singularidades. Conheça mais sobre os filmes abaixo.

O ESTRANHO (Estreia em 20/06)
Filme de Flora Dias e Juruna Mallon traz o Aeroporto de Guarulhos como protagonista de sua trama. Construído em um território indígena, a história do local se entrelaça com a de seus trabalhadores e das pessoas que vivem e circulam por Guarulhos, evocando a ancestralidade do território e dos sujeitos que ocupam seus espaços na atualidade.

A FLOR DO BURITI (Estreia em 04/07)
Longa de João Salaviza e Renée Nader Messora é uma ficção de uma história 'real' da comunidade Krahô, situada no Tocantins. Com indígenas como atores, já é o segundo filme da dupla de diretores feito dessa maneira. A obra apresenta uma história de resistência do povo Krahô, teve a sua première no prestigiado Festival de Cannes de 2023 e foi premiado com o Prix d'ensemble (Melhor Equipe) da sessão Un Certain Regard (Um Certo Olhar) no Festival.

Leia Mais ...
bottom of page