Depois de Itapevi, agora Osasco registra primeiro caso da varíola do macaco
Publicado em:
7 de julho de 2022 20:08:02
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:57:17
Crédito Imagem:
Depois de Itapevi registrar na semana passada o primeiro caso da doença varíola dos macaco, nesta semana foi a vez de Osasco. A informação foi confirmada nas terça-feira (05) pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O de Osasco se registra a 24 novos casos, que somando aos da semana passada, atingem 77 pacientes positivados.
O órgão estadual informou que a capital concentra a maioria dos doentes, com 69 casos. As demais cidades com ocorrências da doença são: Indaiatuba (2), Cajamar (1), Itapevi (1), Osasco (1), Santo André (1), São Bernardo do Campo (1) e Vinhedo (1). Segundo o Ministério da Saúde, o total de casos no Brasil, até o momento, é de 105 infectados.
No mês de junho, durante Audiência Pública da Saúde realizada na Câmara Municipal de Osasco, o secretário da Pasta, Fernando Machado, falou que a doença Varíola dos Macacos inevitavelmente chegaria em Osasco.“A disseminação é mundial e, mais cedo ou mais tarde, ela deve chegar na cidade. Já encaminhamos para os gestores as notas técnicas sobre protocolos”, afirmou o secretário na ocasião.
No fim do mês passado, a OMS (Organização Mundial da Saúde) fez uma reunião, mas não considerou a varíola do macaco uma emergência sanitária de preocupação internacional. A organização destacou que a doença não deve ser minimizada e requer esforços com respostas rápidas. As informações são do site L10 Notícias.
Fonte: ConecTv