top of page

Curso Poliedro indica estratégias para conquistar um bom desempenho no ITA

Publicado em:
20 de novembro de 2020 20:10:54
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:57:28
Curso Poliedro indica estratégias para conquistar um bom desempenho no ITA
Crédito Imagem:

A tão esperada prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) está chegando! A primeira fase acontece no dia 22 de novembro, das 08h às 13h, e a segunda nos dias 08 e 09 de dezembro, das 08h às 12h. Reconhecido pelo alto grau de complexidade e ampla concorrência, o vestibular é considerado um dos mais difíceis do País.

O ITA é uma referência na área de engenharia, e a qualidade dos cursos oferecidos pelo instituto é reconhecida no Brasil e no exterior, sendo que boa parte da qualificação conquistada é fruto de um processo seletivo rigoroso.

O estudante que deseja ingressar no instituto precisa conhecer profundamente os conteúdos do Ensino Médio, em todas as áreas, incluindo Línguas e Redação. Diferente dos vestibulares tradicionais, o ITA é dividido em duas etapas intelectuais e uma terceira parte de inspeção de saúde, que visa a verificar se o estudante está apto para cursar a grade da instituição.

A primeira fase é composta por 70 questões objetivas, sendo 15 de Matemática, 15 de Física, 15 de Química, 15 de Português e 10 de Inglês. Já a segunda fase abrange dois dias de prova. No primeiro, 10 questões de Matemática e Química, e no segundo, 10 questões de Física e Redação. Tanto a primeira quanto a segunda fase demandam alto nível de exigência.

Para auxiliar os estudantes na reta final de preparação, a equipe da Turma ITA do Curso Poliedro oferece dicas e recomendações para que os estudantes conquistem um bom desempenho na prova. Confira:

  • Atente-se às matérias de Inglês e Redação

Na primeira fase, todas as áreas do conhecimento têm o mesmo peso, exceto Inglês, que é um componente eliminatório. O aluno precisa acertar no mínimo 40% da prova para não ser desclassificado, mas o resultado não é contabilizado na média geral. Já na segunda fase, a Redação tem o mesmo peso das provas dissertativas de Matemática e Física. Assim, alunos que dominam a escrita têm maiores possibilidades de se destacarem no vestibular, afinal, a Redação equivale a 20% da nota total.

  • Não se engane pela nota de corte

Na prova do ITA existe uma margem de erro para as questões. A nota de corte da última edição foi aproximadamente 6,5, mas, não se engane! Como as questões são complexas e há grande concorrência, uma nota como essa não significa que seja fácil entrar. É preciso estar preparado para todas as áreas de conhecimento.

  • Prepare-se para a inspeção de saúde

O ITA conta com uma terceira etapa no vestibular, a de inspeção de saúde. É recomendado que o estudante leia atentamente o edital, que descreve cada procedimento realizado. Mantenha o equilíbrio entre os estudos, a saúde o bem-estar. Busque realizar atividades físicas, tenha uma alimentação balanceada e atente-se aos níveis de estresse. "Normalmente, neste momento, são requisitados exames de sangue, testes ergométricos, entre outros que demonstram a aptidão do jovem para a execução do curso", explica Rodrigo Fulgêncio, diretor de unidades escolares do Poliedro.

  • Leia o edital com atenção e reforce os estudos

O edital traz todas as informações relevantes sobre o exame: como é a prova, como a nota é calculada, qual é o peso de cada matéria, o prazo de inscrições e o que será cobrado. A recomendação é que leiam atentamente todos os tópicos para criar uma estratégia de reforço nos estudos.

O estudante deve prestar atenção no formato da prova, no número de questões e no tempo que terá para cada uma. É importante também ficar atento ao formato da redação.

  • Faça a revisão e analise provas de anos anteriores

No Poliedro, os alunos reservam quatro semanas de revisão para a primeira fase e mais duas semanas para a segunda fase. É importante que o estudante deixe para revisar o conteúdo na reta final, assim, amplia as chances de já ter passado por todos os tópicos e evita ansiedades desnecessárias. Neste período, recomendamos que refaçam provas anteriores, que podem conferir maior entendimento acerca do estilo das questões e do formato do exame.

Leia Mais ...
bottom of page