top of page

Coronavírus: Brasil anuncia testes no país de quinta vacina

Publicado em:
9 de setembro de 2020 16:55:20
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:56:25
Coronavírus: Brasil anuncia testes no país de quinta vacina
Crédito Imagem:

[caption id="attachment_17515" align="aligncenter" width="1086"] Seringa com vacina testada para Covid-19. Foto: SIPHIWE SIBEKO / REUTERS[/caption]

Nesta quarta-feira, 9, a rede de laboratórios clínicos brasileira Dasa anunciou a parceria com a Covaxx, divisão da United Biomedical, para testar mais uma vacina contra Covid-19 no Brasil em no mínimo 3 mil voluntários.

Chamado de UB-612, o imunizante é uma vacina baseada em um peptídeo — uma biomolécula relativamente pequena, composta de uma sequência de aminoácidos — que imita a estrutura de proteínas do novo coronavírus e serve como antígeno: faz o sistema imune gerar anticorpos capazes de neutralizar o patógeno.

A vacina está ainda em estágio de conclusão da fase 1, que avalia segurança do produto, num teste em Taiwan. O Brasil vai abrigar pacientes de um teste combinado de fases 2 e 3, que avaliarão simultaneamente a imunogenicidade (a capacidade de induzir produção de anticorpos neutralizantes) e a eficácia (capacidade de proteger de fato contra o vírus).

As empresas afirmam que esperam começar a recrutar pacientes em novembro, após o relatório sob a fase 1 ser submetido à aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A vacina da Covaxx é a décima do mundo a anunciar planejamento de fase 3 e a quinta a entrar em testes clínicos no Brasil. As outras que já anunciaram trabalhos no Brasil são a da AstraZeneca/Universidade de Oxford, a da chinesa Sinovac, a do Instituto Gamaleya (Rússia) e a da multinacional Pfizer.

Fonte: O Globo
Leia Mais ...
bottom of page