top of page

CBA anuncia teste de sirenes nesta sexta em Alumínio

Publicado em:
20 de agosto de 2020 17:26:27
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 17:56:23
CBA anuncia teste de sirenes nesta sexta em Alumínio
Crédito Imagem:

Nesta sexta-feira, 24, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) fará mais um teste das sirenes instaladas em algumas áreas de Alumínio que fazem parte agora do sistema de segurança da Empresa para a Barragem de Palmital, localizada no município.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, que participará do teste realizado no período da manhã, a ação ocorre todas as sextas-feiras de cada mês e duas próximas serão 18/09 de setembro e 16 de outubro. A atividade é preventiva e prevista nos Planos de Emergências de Barragens.

Ainda, a Companhia desenvolveu um aplicativo, disponível no Play Store ou App Store, com reconhecimento por geolocalização do usuário e identificação da rota para o Ponto de Encontro. As pessoas poderão acessar o APP e fazer o check-in virtual no Ponto de Encontro mais próximo, e a partir das 11h acontecerá o início da apuração dos dados no Posto de Comando. Ao término do simulado, as pessoas receberão um pop-up para avaliar o teste.

As sirenes foram implantadas por meio de plano de emergência desenvolvido pela com supervisão da Defesa Civil e Cetesb. Foram instalados 11 dispositivos em pontos estratégicos da cidade e a maior parte são locais por onde, possivelmente, passaria a lama vermelha formada pelos rejeitos da produção de alumínio em caso de rompimento da barragem.

O risco de rompimento da barragem de Palmital em Alumínio é considerado baixo, de acordo com o último relatório sobre esse setor no estado. Porém, o ¨dano potencial¨, que seria causado caso houvesse rompimento dos resíduos, é considerado alto, pois poderia atingir áreas urbanas.

Fonte: São Roque Notícias
Leia Mais ...
bottom of page