top of page

Caso de meningite em Mairinque desperta preocupação

Publicado em:
3 de junho de 2019 às 18:13:29
Caso de meningite em Mairinque desperta preocupação
Crédito Imagem:

[caption id="attachment_1496" align="aligncenter" width="1200"] Casos da doença preocupam moradores de Mairinque e Sorocaba após mortes. FOTO: Reprodução/TV TEM[/caption]

A meningite fez uma vítima na cidade de Mairinque neste ano de 2019, fato que despertou a atenção das autoridades sanitárias. Diante dessa realidade preocupante, a Secretaria de Saúde do município fez um bloqueio contra a doença e distribuiu à família do jovem de 11 anos, que morreu no mês passado por meningite bacteriana, medicações para evitar que a doença se espalhe, já que acreditam que algum dos parentes seja o transmissor.

Também na região, somente em Sorocaba já foram registrados quatro casos de mortes por meningite neste ano. Entre as vítimas estão uma criança de 3 anos e um bebê de 7 meses. No total, já foram registrados 35 casos da doença na cidade.

Em entrevista ao Portal G1, a supervisora de imunização de Sorocaba Ane Carolin Pontes Gomes destacou que "o importante é que sempre cubra, leve a mão ao rosto, proteja a boca, o nariz ao tossir, ao espirrar, não usar talheres de alguém que possa estar com a suspeita, lavar com frequência as mãos, manter os ambientes ventilados, arejados", afirmou.

Ainda de acordo com ela, uma das formas de prevenção é a vacina que é oferecida de graça nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e faz parte do calendário de vacinação das crianças. "Essa vacina que o SUS fornece, que é de calendário nacional e você encontra em todas as unidades do país, protege contra a meningite causada por uma bactéria do subgrupo C, a meningo C. Mas ela não é 100% eficaz para todas as meningites, ela protege de forma específica e foi feito baseado nessa porque os levantamentos de dados mostram que essa é a mais comum, a mais frequente", conclui Ane.

Uma infecção provocada por vírus, bactéria ou fungos geralmente é a causa da meningite que provoca uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça, rigidez no pescoço e sensibilidade a luz.

A doença é transmitida pelo chamado contato direto, ou seja, uma pessoa doente pode passar por estar próximo a outra, e também uma pessoa pode contrai-la por ter contato com objetos contaminados.

Leia Mais ...

Segunda parcela do décimo terceiro deve ser depositada até dia 19

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Cultura na Praça traz apresentação sertaneja com Alberto e Rafaela neste sábado

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page