top of page

Câmbio manual do Onix LTZ desperta quem prefere condução esportiva

Publicado em:
31 de março de 2020 às 18:11:10
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:43
Câmbio manual do Onix LTZ desperta quem prefere condução esportiva
Crédito Imagem:

Num mundo onde o automatizado leva vantagem, o Chevrolet Onix LTZ conseguiu melhorar o acerto do câmbio manual e vem sendo destaque na categoria. Para quem gosta de uma condução esportiva com troca de marchas e respostas a altura, o modelo tem sido uma boa pedida. Mas, calma lá. Não vá pensando que ele é um esportivo!

No caso da versão LTZ manual, a intenção da fabricante foi deixar o carro bem equipado, com bancos de couro, o ar-condicionado digital, entre outros itens menos expressivos, como a pintura do console em dois tons. Mas há também que se destacar seis airbags, assistente de partida em rampa e os controles de estabilidade e tração. A versão tem preço sugerido de R$ 63.450,00.

O Onix sempre foi uma boa referência de visual moderno, por mais que recebesse críticas de alguns consumidores. E nova geração do hatch da GM segue a tradição, chegando a conseguir mais destaque ante os rivais do que o seu antecessor com detalhes interessantes, como o friso cromado que passa pela grade frontal, unindo os faróis.

No interior, fica ainda mais evidente o quanto o Novo Onix evoluiu nessa nova geração. A questão da segurança foi levada a sério, com aviso de cinto desatados para todos os ocupantes, airbags frontais, laterais e de cortina, controles de estabilidade e tração, ancoragem ISOFIX para cadeiras infantis, bancos dianteiros com encostos de cabeças incorporados à estrutura, faróis com refletores duplos, entre outros equipamentos.

O Onix LTZ vem com o novo motor 1.0, de três cilindros, turbo, que rende 116 cv e bons 16,8 kgfm a 2.000 rpm. É moderno e eficiente, com variador de fase na admissão e escape, mas faz toda a diferença quando você aprende a mantê-lo na faixa ideal de utilização. Abaixo dos 2.000 rpm, falta força. Segundo dados do Inmetro, a versão LTZ manual do Onix faz 13,7 km/l na cidade e 17 km/l na estrada, com gasolina, além de 9,6 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada com etanol.

Por fim, a central multimídia é um dos destaques, com a tela e alta resolução e, entre outros recursos, conta com acesso à internet a bordo, graças à uma parceria com a operadora Claro. Os planos vão de R$ 29,90 a R$ 84,90, oferecendo 2, 5, 10 e 20 GB de capacidade para conexão.

  Detalhes revelados mostram como será o Honda City modelo 2021

Prestes a ser lançada na China e com chegada ao Brasil no próximo ano, a nova versão do Honda City teve alguns detalhes revelados. Dois pontos relevantes aparecem entre as novidades. A continuidade do motor 1.5 e o 1.0 Turbo na versão topo de linha.

Na comparação com o atual Honda City o novo terá 9,3 cm a mais de comprimento, chegando nos 4,55 metros, 1,75 m de largura (+ 5,3 cm), mas perderá 2,8 cm de altura (1,47 m) e 11 cm de entre eixos (2,59 m). Outras mudanças ficam por conta da suspensão, cujas peças terão em torno de 50% menos atrito, e da direção com raio de giro 0,6 m menor, facilitando as manobras em espaços apertados ao volante do sedã.

No interior também terá novidades. Todo o painel, além do quadro de instrumentos também vão mudar. E a Honda precisará de uma nova central multimídia para manter o apelo do sedã compacto diante dos fortes concorrentes que tem no mercado.

O novo Honda City deve chegar ao Brasil no ano que vem para ficar mais competitivo diante dos principais rivais, como VW Virtus, Fiat Cronos, Ford Ka Sedan, Hyundai HB20S e o líder disparado de vendas do segmento, o Chevrolet Onix Plus , que teve 17.844 unidades vendidas no primeiro bimestre, quase três vezes mais que o segundo colocado, o modelo da Volkswagen, com 6.182.

  Captur Bose quer incrementar vendas mesmo com a chegada do novo Duster

Renault vive um dilema com a chegada do novo Duster que aporta nas concessionárias com um preço mais competitivo. Só que  isso  colocou em xeque a sobrevida do Captur, até então considerado como o SUV médio com maior apelo de designer da montadora. Beleza sempre foi um dos atributos ressaltados desde a campanha de lançamento do Captur. Até porque era fácil imaginar que o estilo do SUV conquistaria muitos clientes - e foi exatamente o que aconteceu.

Foi então que a Renault decidiu repaginar seu SUV de entrada e aproveitou a plástica para recheá-lo de equipamentos. A fabricante até lançou uma nova série especial chamada Bose para tentar manter o apelo do Captur, mas parece que não está tão fácil.

Ele dá mostras de querer agradar os ouvidos em vez dos olhos. Isso porque o utilitário esportivo sai de fábrica com um competente sistema de som composto por sete alto-falantes, amplificador de sete canais e um subwoofer especialmente instalado dentro da forração do porta-malas, solução criativa que não rouba espaço do compartimento de bagagens.

O Captur Bose é caro, mas vem com uma lista de equipamentos bastante generosa. Além do já citado sistema de som da Bose, o SUV vem com ar-condicionado digital, bancos revestidos parcialmente em couro, câmera de ré, volante revestido em couro com comandos de som na coluna de direção, chave presencial do tipo cartão, sensores crepuscular e de chuva, partida do motor por botão, piloto automático com limitador de velocidade, vidros elétricos nas quatro portas e ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix.

A versão 1.6 SCe de até 120 cv, que custa salgados R$ 97.990. A conta pode aumentar um pouco mais caso o proprietário escolha a bonita combinação cinza com teto prata (R$ 1.650) como a unidade cedida pela Renault. Aí o preço vai a R$ 99.640.

Dica: Higienização no interior do carro

[caption id="attachment_8901" align="aligncenter" width="2398"] O volante de um carro pode ser mais sujo que um banheiro público[/caption]

O brasileiro passa, em média, 2h30 por dia dentro do carro. A informação, constatada por uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), já deveria ser suficiente para os motoristas pensarem em fazer a higiene adequada dos veículos. Imagine só se considerarmos um novo levantamento americano que afirma que o volante do carro tem mais bactérias que um vaso sanitário de banheiro público?!

A pesquisa, que entrevistou mais de mil pessoas sobre os seus hábitos de limpeza nos carros, analisou amostras retiradas dos volantes e constatou que no equipamento podem ser encontradas mais de 700 variedades de bactérias. O volante tem, em média, 629 unidades formadoras de colônia (CFUs ou quantidade média de bactérias por centímetro quadrado), número seis vezes maior que a tela do celular e quatro vezes mais sujo que um banheiro público. Cerca de metade dos motoristas entrevistados negligenciam a limpeza do carro regularmente: 32% das pessoas afirmaram limpar seus carros apenas uma vez por ano, enquanto 12% não fazem qualquer tipo de higiene nos veículos.

 

Leia Mais ...

Mundo N

Endereço: Rua Santa Cruz, nº434, Sala 3 – Araçariguama, São Paulo.

Contato: contato@mundon.com.br

Diretor e Jornalista Responsável: André Luis Boccato – MTB 06329.

Circulação: Araçariguama, Mairinque, São Roque, Ibiúna e Pirapora do Bom Jesus.

©2025 por Lobbo Hub. Portal de notícias Mundo N é de propriedade da ALB Comunicações LTDA.

bottom of page