top of page

Através do Roteiro dos Bandeirantes, Araçariguama faz parte de um polo de referência histórico-cultural para todo o Brasil - EDITORIAL

Publicado em:
8 de abril de 2023 12:30:00
Atualizado em:
6 de abril de 2023 20:53:17
Através do Roteiro dos Bandeirantes, Araçariguama faz parte de um polo de referência histórico-cultural para todo o Brasil - EDITORIAL
Crédito Imagem:

A instalação de totem lembrando a participação de Araçariguama no chamado Roteiro dos Bandeirantes – importante projeto do Governo do Estado que engloba oito cidades paulistas que fizeram parte das rotas de expedições de Bandeirantes para desbravar o sertão paulista – vem reafirmar a necessidade de estarmos preparados para receber turistas e visitantes. E isso significa em atrações e estrutura.


Uma curiosidade interessante e que nos dá uma certa vantagem é, que das cidades participantes - partindo de Santana do Parnaíba, passando pelas cidades de Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, Cabreúva, Itu e Porto Feliz, até chegar à cidade de Tietê – a nossa é a única que consegue agregar duas vocações tão distintas, como a empresarial/industrial e turística. E essa condição tão especial requer, entre outras coisas, a urgência da criação e implantação do Plano Diretor para que ambas possam seguir seus caminhos e trazer benefícios e rendimentos à cidade como um todo.

É importante lembrar que as cidades que compõe o Roteiro do Bandeirantes fazem parte de um polo de referência histórico-cultural para todo o Brasil. São museus, fazendas, trilhas e caminhos dignos de serem explorados por novos desbravadores com sede de novas descobertas e conhecimentos.

Por esse motivo, é importante que estejamos preparados para integrar de corpo e alma, um projeto que pode alavancar o setor de turismo, que é um dos que mais cresce no país.

Araçariguama se destaca no Roteiro por inúmeras peculiaridades. Porém, conhecer sua história e riquezas culturais é só o começo. Há toda uma estrutura e infraestrutura a ser preparada e planejada. A criação do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, é de primordial importância para que o setor realmente receba a contínua atenção e participação que merece.

Não se pode falar em Turismo e Cultura sem mencionar o trabalho dos integrantes da Rota Caipira que, a seu modo, muito tem colaborado para difundir as raízes e tradições deste histórico município. Um trabalho que já vem colhendo resultados.

Araçariguama tem muito mais a mostrar, porém, é pena que bem pouco esteja à vista como deveria para encantar e levar conhecimento aos próprios araçariguamenses e visitantes.


Leia Mais ...
bottom of page