top of page

Araçariguama: Pedagoga fala sobre relação da família com o Ribeirão dos Macacos e destaca importância de conservação

Publicado em:
28 de fevereiro de 2022 19:44:00
Atualizado em:
1 de dezembro de 2022 18:45:02
Araçariguama: Pedagoga fala sobre relação da família com o Ribeirão dos Macacos e destaca importância de conservação
Crédito Imagem:

A pedagoga e Secretária Escolar Estela Spinosa Andrade postou na tarde desta segunda-feira, 28, em sua rede social, imagens de sua mãe dentro do leito do Ribeirão dos Macacos – curso de água que corta a área central da cidade – e contou sobre a relação de sua família com o histórico ribeirão.

As fotos da senhora Benedita da Rocha Gonçalves, a Dona Ditinha, de 70 anos de idade, foram feitas na tarde de hoje em frente sua residência, na Rua Aparecida. Elas revelam uma relação de carinho, proximidade e de preocupação com o meio ambiente, uma vez que não se cansa de recolher lixo que corre pelo canal.

Na publicação, Estela Spinosa conta que na sua infância brincava nas águas do ribeirão e que sua mãe “mariscava” alguns peixinhos, atividades essas que, com toda certeza, eram normais da Araçariguama de outros tempos.

Relembrar episódios como esses além de trazerem à memória fatos marcantes, também despertam a importância e necessidade de não só manter a história deste tricentenário município, mas também de colaborar para a sua preservação.

Acompanhe a íntegra da publicação:

“Ela sempre morou as margens desse ribeirão, sempre nos contou muitas vivências dentro dele, de quando mariscava para ter um peixinho na mesa rs.

Quando éramos crianças Tb brincávamos muito nesse ribeirão (área central da nossa cidade).

Hoje, ela minha mãe aos 70 anos continua entrando dentro do riozinho só que hoje para limpar e tirar o lixo que muitos insistem em jogar dentro do mesmo. Nosso ribeirão luta para sobreviver e seguir seu percurso e ela tenta ajuda-lo a seguir.

Pequenas ações que podem mudar um pouquinho nosso dia a dia p/ melhor. Ela se orgulha de poder fazer isso mas se entristece toda vez que tira um saco de lixo pq alguém não uis ter o trabalho de levar o saco de lixo até a lixeira ou até mesmo em frente ao portão da casa onde mora para que o caminhão e coletores deem o destino certo a ele (lixo)😢.

Que orgulho tenho da sra Mãe e sei que enquanto tiver força continuará fazendo isso tentando amenizar o impacto na natureza”.

 
Leia Mais ...
bottom of page