top of page

Aniversário de 470 anos de São Paulo: professor explica importância da cidade para o Brasil

Publicado em:
25 de janeiro de 2024 11:30:00
Aniversário de 470 anos de São Paulo: professor explica importância da cidade para o Brasil
Shutterstock
Crédito Imagem:

Profissional detalha como, desde sua criação, metrópole serviu para ser a "locomotiva” do país

A cidade de São Paulo completa 470 anos hoje, 25 de janeiro.

Maior metróple do Brasil e umas das principais do mundo, São Paulo tem grande importância histórica para o país.

São Paulo também é considerado o principal polo econômico do Brasil, abarcando grandes empresas nacionais e multinacionais. A capital do estado de São Paulo também respira e exala cultura, contando com diversos museus, teatros, centros culturais, parques, etc.


Grande parte dos eventos nacionais e internacionais também são realizados em São Paulo, cidade que, desde sempre, recebeu diversos imigrantes de todas as partes do mundo, como, por exemplo, árabes, italianos e japoneses.

Palco de grandes acontecimentos da história do Brasil, São Paulo ainda é lembrada por ter vários cartões-postais brasileiros, entre os quais se destaca a principal avenida brasileira, a Avenida Paulista.


História da cidade de São Paulo

A história da cidade de São Paulo está ligada aos jesuítas, que eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo.

Conforme conta Thomas Wisiak, coordenador de História do Curso e Colégio Etapa, no dia 25 de janeiro de 1554, no centro da atual cidade de São Paulo, os padres jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta participaram de uma missa celebrando a fundação de um colégio para a catequização de indígenas.

"Poucos anos depois, o povoado recebeu estatuto de vila e somente em 1711 foi elevado à categoria de cidade (São Paulo), de acordo com a legislação portuguesa", lembra o professor.

Desde a origem da cidade de São Paulo, que, na época, no século XVI, era um povoado com cerca de 80 pessoas até se tornar uma das cidades mais populosas do mundo no século XX, São Paulo passou por profundas transformações econômicas e sociais.


Importância histórica de São Paulo para o Brasil

São Paulo tem profunda importância história para o Brasil de diversas maneiras. O coordenador de história, Thomas Wisiak, lembra os principais acontecimentos históricos relacionados à economia em São Paulo e que refletiram em todo o país.

• Até o século XVII: mesmo sendo modesta, a atividade econômica de São Paulo tinha como destaques a agricultura, artesanato e apresamento de indígenas;

• Século XVIII: a diversificação da economia de São Paulo ocorreu em função da mineração de ouro no interior da colônia. Além disso, São Paulo passou a fornecer bens agrícolas e gado;

• Século XIX: São Paulo se tornou reduto de prósperos fazendeiros que cultivavam café para exportação, utilizando-se do porto de Santos por meio de ferrovias;

• Século XX: multiplicaram-se os estabelecimentos industriais em São Paulo, com destaque para a produção de tecidos, acelerando a urbanização do município. São Paulo se tornou, também, foco de imigração de brasileiros e estrangeiros, constituindo-se também em polo financeiro, de serviços e de turismo.


"Com essas características particulares, São Paulo passou a contar uma história marcada pelo orgulho contemporâneo, resultando na exaltação de bandeirantes como desbravadores do futuro território brasileiro e na ideia de servir como "locomotiva" do pais"

Thomas Wisiak


O professor enfatiza que São Paulo também tem grande importância para o Brasil por ser polo cultural e artístico, graças a sua imensa diversidade social e conexões com outras localidades dentro e fora do Brasil.


Roteiros pedagógicos em São Paulo

Estudar a história da cidade de São Paulo é fundamental para os estudantes que vão fazer provas de processos seletivos, como vestibulares, e o Enem 2024.

Para os alunos que moram na cidade ou os turistas que vão visitá-la, a dica é anotar lugares onde é possível respirar a história paulistana. Veja abaixo algumas dicas da Forma Conhecer, especializada em turismo pedagógico:


Centro Histórico de São Paulo

A cidade de São Paulo foi construída por meio de seus diversos marcos históricos, que podem ser revisitados em diferentes espaços culturais. Na visita ao Centro Histórico de SP, os alunos farão uma viagem no tempo, através do resgate dos vários ciclos econômicos pelos quais a cidade passou, desde o Período Colonial até os dias atuais.

Confira abaixo lugares para visitar no Centro Histórico de São Paulo:

• Praça da Sé;

• Catedral da Sé (visita interna);

• Solar da Marquesa de Santos (visita externa);

• Rua XV de Novembro;

• Edifício Martinelli;

• Mosteiro de São Bento;

• Vale do Anhangabaú.

Museu Catavento

No centro de São Paulo, em um local que já foi sede de vários órgãos públicos, o Museu Catavento tem 12 mil metros quadrados de ciência. Nele, existem quatro setores voltados ao público infantil, intitulados "Vida",

"Universo", "Sociedade" e "Engenho". Para os estudantes maiores de 13 anos, há também outras exposições que abordam temas relevantes.


Aquário de São Paulo

Localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo, este é o único aquário temático da América Latina. Os alunos vão poder conhecer mais de 150 espécies diferentes e aprender sobre os hábitos de animais como jacarés albinos, tartaruga mordedora, tubarão branco, pinguins, jacarés, lagartos, urso polar e cangurus. Todos os ambientes contam com uma cenografia que fará os alunos se encantarem.


Crédito da matéria: UOL Brasil Escola

Por Silvia Tancredi

Jornalista

Leia Mais ...
bottom of page