top of page

Amazonia-1, o 1º satélite 100% brasileiro, é lançado com sucesso de base indiana

Publicado em:
28 de fevereiro de 2021 15:30:50
Amazonia-1, o 1º satélite 100% brasileiro, é lançado com sucesso de base indiana
Crédito Imagem:

   

O satélite brasileiro Amazônia 1 foi lançado para o espaço com sucesso. O lançamento ocorreu no Centro Espacial Satish Dhawan, na ilha de Sriharikota, na Índia na madrugada deste domingo, 28. Este é o primeiro satélite totalmente feito no Brasil a entrar em órbita.

O lançamento ocorreu como o esperado: às 1h54 (horário de Brasília), o foguete batizado de “Veículo de Lançamento de Satélites Polares” (Polar Satellite Launch Vehicle, ou PSLV) foi lançado na missão PSLV-C51, transportando tanto o Amazônia 1 do Brasil com outros 18 satélites.

O satélite brasileiro precisou de 17 minutos após o laçamento para se separar do foguete e iniciar suas atividades, incluindo os processos de abertura do painel solar, estabilização da orientação em relação à Terra, e verificação de sistemas.

O objetivo principal do Amazônia 1 é ajudar no monitoramento do desmatamento na Amazônia. Ele será um dos equipamentos que formarão o sistema Deter de observação como parte da Missão Amazônia. A expectativa é que o satélite comece a tirar fotos da Terra a partir do espaço cinco dias após se estabilizar na órbita.

O Amazônia 1 será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto e deverá atuar em conjunto com o CBERS-4 e ao CBERS-4A, desenvolvidos em parceria com a China. A Missão Amazônia também prevê o lançamento de mais dois satélites: o Amazônia-1B e Amazônia-2.

[embed]https://youtu.be/N7iL2wET-_g[/embed]   Fonte- Band News/ Bandeirantes
Leia Mais ...
bottom of page