top of page

Allianz Travel dá dicas sobre cuidados com a saúde ao viajar durante a estação mais fria do ano

Publicado em:
25 de agosto de 2022 20:20:10
Allianz Travel dá dicas sobre cuidados com a saúde ao viajar durante a estação mais fria do ano
Crédito Imagem:

 

Durante uma viagem de inverno, é essencial tomar certas precauções com a saúde devido ao clima frio e às mudanças de temperatura, dando especial atenção à alimentação e como cuidar da saúde em determinadas situações. A Allianz Travel, marca de seguro viagem da Allianz Partners e que no Brasil, atua como representante da Allianz Seguros, traz orientações para manter a saúde em dia durante a viagem e apreciar os dias frios com tranquilidade.

Durante o voo

Se a sua viagem inclui voos com mais de 4 horas de duração, fique atento com a circulação sanguínea. “Voos longos aumentam significativamente a chance de tromboses nas pernas. Para minimizar este risco, beba muito líquido durante o voo, caminhe pelo corredor da aeronave, sempre que possível, mesmo que seja alguns passos a cada três horas. Quando estiver sentado, levante e abaixe os joelhos usando as pontas dos pés frequentemente”, explica Dr. José Sallovitz, Gerente de Atendimento Médico da Allianz Partners. Caso você tenha histórico de trombose não deixe de consultar seu médico antes de viajar.

Alimentação durante a viagem

É necessário tomar alguns cuidados ao se alimentar durante a viagem, pois a tendência é colocar no cardápio comidas mais calóricas do que as que são geralmente consumidas em casa, como massas, chocolates e bebidas alcóolicas. Esse comportamento pode ser prejudicial para algumas pessoas, portanto, é interessante priorizar comidas mais leves e saudáveis. “Procure, na medida do possível, comer com moderação, não abrindo mão de legumes e verduras, por exemplo”, comenta José Sallovitz.

Cuidados com o corpo

Um outro ponto são as áreas do corpo que podem ficar expostas ao clima frio durante passeios ao ar livre. Com isso, é importante ficar atento aos sinais, pensando principalmente na pele e nos lábios. “A pele costuma ficar seca e muito sensível no frio rigoroso, especialmente para habitantes de países tropicais, como nós. Além disso, é fundamental proteger os lábios com vaselina, batons de manteiga de cacau ou protetores labiais. Mantenha sempre a pele hidratada com cremes e também o corpo sempre aquecido”, aponta Sallovitz.

É essencial se atentar também às mudanças bruscas do clima, que podem desencadear gripes, resfriados e amigdalites. Caso o roteiro de passeios dure o dia inteiro, por mais que não esteja tão frio pela manhã, o ideal é levar roupas mais quentes porque a temperatura pode cair muito no final do dia, propiciando o aparecimento de infecções respiratórias.

Medicamentos para levar

Caso seja necessário tomar algum remédio durante as férias, é sempre bom carregar uma "caixinha de primeiros socorros”, pois alguns medicamentos são indispensáveis em determinados momentos, como antitérmicos, analgésicos e antialérgicos .

Atenção com as doenças crônicas

Se você é portador de alguma doença crônica como hipertensão, diabetes ou asma, faça uma avaliação com o seu médico antes de viajar. “Leve medicações suficientes para uma semana a mais do que o período planejado de viagem para eventualidades que possam surgir. Sempre carregue seus remédios na bagagem de mão, já que as malas despachadas podem se extraviar”, explica o Gerente de Atendimento Médico. “Se você tem doenças mais graves como insuficiência cardíaca, problemas renais ou pulmonares crônicas, ou sofre de ansiedade ou depressão, não deixe de consultar seu médico antes de viajar para avaliar ”, complementa.

As vantagens de contratar um seguro viagem

Para garantir uma viagem segura, contrate um seguro viagem que atenda às mais diversas necessidades. Mesmo com todo planejamento, é importante se precaver de qualquer imprevisto que possa acontecer. “O sistema de saúde varia muito de país para país. Muitas vezes, em uma viagem ao exterior, é impossível agendar uma consulta com um especialista sem possuir um encaminhamento de um clínico geral. A atenção dispensada ao paciente pode não ter o mesmo acolhimento com o que estamos acostumados no Brasil e o custo, como nos EUA por exemplo, pode ser assustador. Portanto, tenha sempre um seguro viagem para que suas férias de inverno sejam mais tranquilas e sem aborrecimentos”, explica Sallovitz.

Sobre a Allianz Travel

A Allianz Travel fornece produtos e serviços de seguros relacionados a viagens, incluindo cancelamento de viagem e assistência médica. Estabelecemos parcerias com companhias aéreas, agentes de viagens, bancos e outros intermediários em todo o mundo para oferecer planos de seguro viagem com tranquilidade aos clientes. Impulsionando constantemente as fronteiras tecnológicas e geográficas, nossas soluções globais de proteção de viagens combinam assistência e tecnologia para oferecer suporte aos clientes 24 horas por dia, sete dias por semana, antes, durante e após a viagem. Allianz Travel é a marca de seguros de viagem da Allianz Partners.

Para mais informações: https://www.allianz-partners.com/en_US/products-and-solutions/travel.html

 
Leia Mais ...
bottom of page