top of page

ALESP aprova proposta e Araçariguama deve integrar a Região Metropolitana de SP

Publicado em:
14 de novembro de 2024 às 15:24:00
Atualizado em:
14 de novembro de 2024 às 15:25:05
ALESP aprova proposta e Araçariguama deve integrar a Região Metropolitana de SP
Divulgação
Crédito Imagem:

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, em sessão extraordinária na noite da terça-feira, 12, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 85/2023, que inclui o município de Araçariguama na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). A proposta, de autoria do deputado Carlos Cezar (PL), agora segue para sanção do governador Tarcísio de Freitas.

Carlos Cezar justifica que o PLC 85/2023 atende à demanda da população araçariguamense e promoverá integração de políticas públicas e planejamento integrado, com avanço no desenvolvimento econômico e social, gerando benefícios para seus moradores e dos demais municípios que integram a RMSP. "Em verdade, será a formalização de uma união de caráter social, econômico, político e administrativo que já acontece há anos na prática, graças às afinidades existentes entre Araçariguama, a capital e a Grande São Paulo", ressalta.

Atualmente o município de Araçariguama está inserida na Região Metropolitana de Sorocaba. O líder do PL apresentou a propositura a partir de solicitação do presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL).


Câmara Municipal

O jornal GAZETA ouviu os vereadores Marco Dal Bello, Profª Iara Costa, Paulo Volcov, Bahia Cabeleireiro, Celso Ursulino, Lili Marques, Mário Santos e Baixinho na terça-feira, 12, após a sessão, a respeito dessa mudança. Eles destacaram que tal projeto partiu da própria Câmara de Araçariguama e da Prefeitura em pedido direto ao Presidente da ALESP, deputado André do Prado. "O objetivo maior dessa solicitação é melhor atender a área da Saúde, principalmente no que diz respeito à fila CROSS do SUS. Passando a integrar a região Metropolitana de São Paulo, nossos munícipes serão atendidos mais rapidamente", explicaram. O vereador Alemão, também falou sobre o projeto e sua importância nesse sentido.


Empresários

Durante a realização da 26ª reunião do GIA - Grupo de Indústrias de Araçariguama, o assunto foi ventilado pela reportagem. O que se notou é que os empresários não têm uma opinião formada sobre o tema, uma vez que não tinham conhecimento do projeto de lei aprovado na Assembleia. Alguns se mostraram temerosos em razão de mudanças que podem ocorrer, porém, nenhum posicionamento formal foi registrado.


Leia Mais ...
bottom of page