top of page

Adolescente morre uma semana depois de apresentar sintomas de dengue; prefeitura investiga o caso

Publicado em:
4 de abril de 2024 13:15:00
Adolescente morre uma semana depois de apresentar sintomas de dengue; prefeitura investiga o caso
Divulgação
Crédito Imagem:

Jovem, de 15 anos, chegou a ser internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas não resistiu e morreu uma semana depois. Certidão de óbito aponta a causa da morte como dengue grave.

Uma adolescente de 15 anos morreu uma semana depois de apresentar sintomas de dengue em Itatiba (SP). O caso é investigado pela prefeitura do município.

Conforme apurado pela TV TEM, a certidão de óbito da jovem aponta a causa da morte como dengue grave. A adolescente não possuía comorbidades e começou a apresentar sintomas no dia 16 de março.

De acordo com a mãe da menina, ela chegou a ter febre alta e dores no corpo, no entanto, o exame para constatar a doença não foi solicitado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Após o 6° dia de sintomas, ela fez um exame de sangue em uma clínica particular, onde foi constatado o diagnóstico, juntamente de uma inflamação grave no fígado em decorrência da doença.

Ela chegou a ser encaminhada para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do município, mas não resistiu e morreu no dia 23 de março.

Conforme o boletim divulgado pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de SP, a cidade já registrou cerca de 1,1 mil casos de dengue somente neste ano. A primeira morte em decorrência da doença foi registrada no final do mês de fevereiro. Além da morte da menina, há outro óbito em investigação.


O que é a dengue?


A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.

Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Veja quais são os principais sintomas da dengue:

  • Febre

  • Dor no corpo e articulações

  • Dor atrás dos olhos

  • Mal-estar

  • Falta de apetite

  • Dor de cabeça

  • Manchas vermelhas no corpo

Fonte: g1

Leia Mais ...
bottom of page