top of page

Abertura gradual do comércio gera fila e aglomerações na região

Publicado em:
6 de junho de 2020 13:00:28
Abertura gradual do comércio gera fila e aglomerações na região
Crédito Imagem:

A semana foi marcada pela abertura gradual do comércio na região após os municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba serem incluídos na Fase 2 do Plano São Paulo para a reabertura de setores da economia durante a quarentena de enfrentamento ao novo coronavírus. Filas e aglomerações foram registradas por internautas.

[caption id="attachment_11107" align="aligncenter" width="1179"] Enorme fila em uma das maiores lojas de departamento da cidade[/caption]

Região

Em São Roque, considerado o maior centro comercial da região, filas foram registradas nas entradas de estabelecimentos comerciais, como lojas de departamentos e de artigos em geral. Preocupados com atrasos nos pagamentos, pôde-se observar munícipes em filas logo pela manhã esperando o local abrir na segunda e terça-feira desta semana. A orientação da Prefeitura é para que todas as pessoas somente saiam de suas casas quando houver necessidade, principalmente as que compõem o grupo de risco.

A partir de segunda-feira, 1º de junho, o comércio do município pôde funcionar durante o período das 10h às 14h. Porém, após reunião entre a Prefeitura e a Associação Comercial de São Roque, na quarta-feira, 3, houve mudanças e o horário de funcionamento do comércio foi alterado passando a ser no período da tarde, das 12h às 16h. Conforme a Prefeitura, as mudanças nos horários foram realizadas por solicitação dos comerciantes, com o objetivo de facilitar o controle no fluxo de pessoas e o atendimento aos clientes. Como medida de segurança, os estabelecimentos devem garantir a aplicação das normas editadas pela Vigilância Sanitária, entre elas a disponibilização de álcool em gel, uso de máscara, distanciamento seguro e controle de aglomeração. A ocupação permitida nas lojas é de 20% do espaço físico. A mesma regra aplica-se aos estacionamentos, ou seja, uso de apenas 20% da capacidade. O descumprimento das normas implicará em multas e outras sanções.

Mesmo sem publicação oficial sobre os horários de funcionamento do comércio, em Mairinque muitas pessoas foram às ruas na segunda-feira, inclusive em supermercados da cidade. O comunicado sobre a abertura das lojas foi divulgado somente no fim da tarde. O horário de funcionamento das atividades devidamente autorizadas é das 10h às 14h, de segunda a sábado.

Shopping Catarina

[caption id="attachment_11108" align="aligncenter" width="640"] Foto: São Roque Notícias/Arquivo Pessoal[/caption]

No Catarina Fashion Outlet, localizado na altura do km 60 da Rodovia Presidente Castello Branco, sendo o maior shopping da região, uma enorme fila de carros para entrar no estacionamento foi registrada na quarta-feira, 3, dia em que o centro de compras abriu. De acordo com informações, a fila se formou no momento em que funcionários e consumidores chegavam ao local.

O shopping, assim como todo o comércio autorizado a abrir nesta fase de flexibilização em São Roque, também voltou seu funcionamento em horário reduzido, das 12h às 16h. No estacionamento, está suspenso temporariamente o serviço de valet e como item opcional há túnel de desinfecção de veículos nas entradas. Como informa o decreto, o shopping tem de inutilizar 80% do estacionamento e manter aberto 20%. Para todos os shoppings e galerias, está proibido consumo local nas praças de alimentação.

Além do comércio, ficaram permitidas também as reaberturas, com restrições na região de: imobiliárias, concessionárias (veículos e motocicletas), escritórios em geral e pesqueiros. Em São Roque, a partir desta semana, pousadas puderam funcionar com 40% da capacidade, sem uso das áreas comuns e hospedagem exclusiva paras fins de trabalho.

Transporte em São Roque

O transporte público também em São Roque teve alterações a partir de segunda-feira, 1º de junho. A normativa municipal determinou o retorno de operação de até 70% da frota. Porém, com a mudança do horário de funcionamento do comércio, os horários das linhas da Mirage Transportes tiveram que ser alteradas e adequadas. Na volta do horário do ônibus com destino ao Shopping Catarina nesta quarta-feira, 3, filas também foram registradas no terminal rodoviário.

Araçariguama

Em Araçariguama, não houve relatos de filas e aglomerações. Os estabelecimentos comerciais estão abrindo em horário normal durante toda a semana, como já vinha ocorrendo. Algumas liberações para comércios ocorreram através de entendimentos junto ao Executivo.

Leia Mais ...
bottom of page