top of page

A solidariedade imperou no momento em que a Natureza mostrou sua força

Publicado em:
11 de novembro de 2023 13:00:00
A solidariedade imperou no momento em que a Natureza mostrou sua força
Divulgação
Crédito Imagem:

Nos momentos de dificuldade e desafio, é onde a verdadeira essência da união e força se revela.


Diante das adversidades, pessoas se veem obrigadas a se unir, a se levantar coletivamente em prol de um objetivo comum, erguendo-se acima das dificuldades que se apresentam.

A superação de desafios exige a necessidade de colaboração e solidariedade. Afinal, quando os fardos se tornam pesados demais para serem carregados, é uma sinergia do coletivo que se torna o alicerce da resiliência.

O temporal que atingiu Araçariguama - além de várias cidades da região - trouxe problemas, mas também, a oportunidade para que todos aqueles que se importam com o próximo, fizessem sua parte na tentativa de, ao menos, minimizar perdas e reconfortar quem atravessava dificuldades.

Não foram poucos os relatos de pessoas que se empenharam em prestar solidariedade em momento tão difícil. Até mesmo aqueles que, por força profissional foram obrigados a atuar na linha de frente dos atendimentos, não deixaram de fazer algo a mais, entendendo que a situação pedia tal providência.

A solidariedade, o empenho das equipes de socorro, a mobilização do Executivo e do Legislativo, a ação de voluntários, tudo isso, com certeza levou um pouco de alento para aqueles que foram atingidos pelo temporal ou que sofreram consequências pela sua passagem. A cidade se uniu e, mesmo diante da incompreensão de alguns e ansiedade de outros, foi possível trabalhar para resgatar a normalidade o mais rápido possível.

O início da semana ainda foi de bastante trabalho, avaliações, de contabilizar os prejuízos e de começar a definir ações de prevenção. O temporal daquela sexta-feira foi atípico. As cidades atingidas foram pegas de surpresa e ninguém imaginava a magnitude da sua força e dos estragos que poderia causar.

Os alertas de tempestades estão cada vez mais frequentes e a Natureza não deixa de mostrar seu poderio. Por isso, o que era bom e suficiente até ontem, a partir de hoje precisa ser revisto e atualizado não apenas pelo poder público, mas também, pelas concessionárias de serviços essenciais como as de abastecimento de energia e água. Além disso, o momento mostrou, mais uma vez, que a cidade precisa contar com a presença do Corpo de Bombeiro local, pois, caso houvessem ocorrências mais graves, sua atuação imediata seria essencial e decisiva.

O pior já passou. O momento agora é de olhar e se preparar para o futuro!

Leia Mais ...
bottom of page