top of page

A relação saudável de Araçariguama com o ciclismo e esportes radicais vem de longos anos - Editorial

Publicado em:
3 de fevereiro de 2024 15:00:00
A relação saudável de Araçariguama com o ciclismo e esportes radicais vem de longos anos - Editorial
Divulgação
Crédito Imagem:

A primeira edição do jornal GAZETA de Araçariguama, no dia 05 de Dezembro de 1992, portanto há quase 32 anos, traz como um de seus destaques uma prova de ciclismo na modalidade do Mountain Bike. Uma foto registra um palco montado em frente a Igreja Matriz onde os vencedores das diversas categorias recebiam sua premiação.

Isso vem comprovar a estreita relação do município com o ciclismo e, em especial, com os esportes ao ar livre que permitem aos participantes - sejam eles competidores, equipes de apoio ou simpatizantes - em ter um contato direto com a natureza e todas as belezas que o município oferece.

Ao longo dos anos o jornal registrou também a realização de passeios off-roads com a presença de jipeiros que, além de percorreram as várias trilhas abertas pela organização, ainda colaboraram com a doação de cestas de alimentos, as quais foram disponibilizadas ao Fundo Social da época e, posteriormente, entregues às famílias cadastradas e que eram assistidas pela municipalidade. Ainda sobre esporte a motor, a cidade recebeu, prova de enduro de motos.

Tais registros, entre outros tantos, mostram a estreita relação de Araçariguama com atividades esportivas dessa natureza. Não há dúvidas que as características naturais do município como um todo, propiciam a realização de eventos que, literalmente, desbravam lugares e descortinam paisagens de perder o folego.

A realização de eventos esportivos, sejam eles em espaços restritos ou abertos, trazem inúmeros benefícios. A preparação para sediar uma competição ou apenas um passeio, muitas vezes requer melhorias na infraestrutura local ou de vários pontos, o que, dependendo da maneira como forem executadas, poderão se transformar em legado para a população. Tudo depende de planejamento!

Fora isso, as competições sempre atraem um grande número de visitantes que, caso a cidade se encontre preparada para atendê-los, poderão usufruir da rede comercial e de serviços como hotéis, restaurantes, padarias, entre outros. E tem mais, sediar eventos esportivos de destaque pode gerar um senso de orgulho e identidade na comunidade, fortalecendo laços entre os diversos segmentos da sociedade.

Araçariguama é uma cidade privilegiada por diversas razões. Entre elas, por conseguir equilibrar duas importantes, porém distintas vocações: a industrialização e as atividades junto à natureza. Isso é um privilégio que poucas localidades tem!

Está claro que a cidade precisa avançar nesse sentido. A elaboração de um plano de desenvolvimento que concilie Turismo/Esporte/Cultura - afinal nossa cidade também é rica em História e muitos locais podem ser visitados - vai garantir que seu nome seja conhecido e reconhecido, mas, principalmente, que ocorra uma preocupação constante e sustentável com o meio ambiente que a cada dia está mais ameaçado.

Araçariguama precisa da geração de empregos, da geração de recursos e de investimentos, mas, também, da conservação de suas riquezas naturais. E o Esporte pode ser um importante aliado nessa tarefa!

Leia Mais ...
bottom of page