top of page

A perspectiva do mercado imobiliário de Jundiaí

Publicado em:
30 de janeiro de 2020 19:49:40
A perspectiva do mercado imobiliário de Jundiaí
Crédito Imagem:

[caption id="attachment_6942" align="aligncenter" width="1260"] Foto: Prefeitura de Jundiaí[/caption]

Jundiaí fica localizada entre as cidades de São Paulo e Campinas. A região antes da colonização era habitada por indígenas. Atualmente, mais da metade da população de Jundiaí é descendente de imigrantes italianos.

A cidade nasceu devido ao movimento bandeirante, principal responsável pela ocupação da região. A economia na época se limitava a pequenas lavouras que ajudavam moradores da vila, tropeiros e bandeirantes.

Jundiaí sempre teve capacidade no ramo industrial, hoje a cidade possui um dos maiores parques industriais da América Latina.

Seu grande destaque é no desenvolvimento das áreas cultural, educacional, tecnológica e ambiental. A indústria do lazer também movimenta a economia da cidade.

Considerado como o melhor município de médio porte do Brasil para se viver. A cidade investiu, no primeiro quadrimestre de 2018 milhões em saúde e educação de qualidade.

A região tem sido uma opção para paulistanos que ganham a vida na metrópole, mas desejam morar em um lugar mais tranquilo e espaçoso.

A população da cidade cresceu nos últimos anos. Alguns dos moradores vieram de São Paulo. Esse crescimento é devido a economia local.

A cidade tem sido um ímã para empresas de tecnologia. Com a chegada de grandes empresas a geração de empregos tem sido mais frequente, o que atrai novos moradores.

A localização da cidade também é outro indicador que favorece, distante alguns quilômetros de São Paulo de Campinas. Sendo uma localização ideal para empresas cujos principais clientes e fornecedores encontram-se nos dois maiores mercados brasileiros.

Jundiaí teve mais de mil novos apartamentos em oito meses e o número vem crescendo cada vez mais.

Os novos imóveis são modernos e contém muitos serviços e áreas de lazer, como quadra, gramado, spa, academia e salões de festas. Outro fator que atrai novos compradores é o valor, sai muito mais barato um apartamento em Jundiaí do que na capital.

Em questões de mercado imobiliário a região mais favorecida é na parte oeste, em razão da disponibilidade de áreas. Além disso, nesta região será construído o "Vale do Silício", um parque tecnológico de mais de duzentos metros quadrados. Os bairros de Medeiros, Eloy Chaves e Ermida, são os que estão surgindo muitos dos lançamentos.

Jundiaí está entre as doze maiores economias do Estado de São Paulo. Está em ritmo constante de desenvolvimento, com vários empreendimentos comerciais e residenciais em andamento.

A cidade possui também um grande polo industrial diversificado, são mais de 800 indústrias, que impulsionam a região. Seu crescimento é tanto industrial, quanto comercial.

O financiamento imobiliário com recursos da conta poupança atingiu bilhões apenas no primeiro semestre de 2018, tendo um aumento considerável se comparado ao ano anterior. O aumento foi devido ao mercado envolvido pelos números positivos da poupança.

Esses dados significam para o mercado imobiliário um aumento considerável para cerca de R$50 bilhões.

Atualmente, os bancos estão mais dispostos a aprovar financiamentos, sendo assim surgem mais compradores.

Além disso, vale lembrar que os bancos já anunciaram uma redução de juros para financiamento da casa própria e o aumento do percentual do valor a ser financiado para compra de imóvel usado.

O mercado imobiliário do interior de São Paulo

Muitas pessoas desejam sair da cidade grande e optam por cidades pequenas para viver. Anos atrás um dos principais motivos para a mudança era a busca pela qualidade de vida. Atualmente, existem outros motivos, como desemprego, clima, economia podem ser uma das razões para que a decisão seja tomada.

São Paulo tem uma fama não muito boa quando o assunto é trânsito, e para muitos ficar longe dele e da violência da capital e ter tranquilidade cotidiano se tornou o sonho de muita gente. A calmaria de uma cidade pequena é uma promessa de qualidade de vida.

Esse desejo de morar em lugares menores começou no início dos anos noventa. Algumas empresas e industrias começaram a abrir franquias em cidades do interior, o que juntou o útil ao agradável, ter tranquilidade e emprego em um só lugar. Além disso, muitas universidades também se instalaram em inúmeros pontos, dessa forma os jovens, que foram aprovados no vestibular, se mudaram para os “polos estudantis”.

Em Jundiaí, os investimentos e melhorias realizadas garantem a tão sonhada qualidade de vida. E por esses motivos hoje em dia é muito fácil encontrar imóveis em Jundiaí com um bom preço e muito conforto.

A construção civil já dá muitos sinais de recuperação. O setor registrou o melhor trimestre do ano. Os números de 2019 já estão bem melhores que os anteriores. No país, foram lançados mais de trinta e três mil apartamentos. Em 2020 a tendência é que o mercado se recupere completamente.

O número de vendas também é positivo. Este ano já consta um total de mais de 30 mil imóveis vendidos, sendo um aumento de mais de 15% comparado ao ano passado.

Porque comprar ou alugar uma casa no interior?

O primeiro ponto a ser analisado nessa mudança é sem dúvidas a qualidade de vida. É comprovado que cidades do interior do país possuem menos habitantes do que o litoral. Porém, há muitas vagas de trabalho, pois o mercado está em constante evolução e há cada vez mais empresas que permitem e incentivam o trabalho a partir de casa, mais conhecido como “homeoffice”. Desta maneira, cada vez mais pessoas irão decidir morar no interior.

E mesmo que não tenha trabalho logo no primeiro contato, é possível começar seu próprio negócio, visto que a concorrência é menor do que em cidades grandes.

A fuga da agitação da grande cidade é garantida nessas pequenas cidades, pois a calmaria e tranquilidade predominam essas regiões.

Outro ponto para ser levado em consideração são os preços dos imóveis, que costumam ser bem mais baixos.

E engana-se quem associa cidade pequena com falta de moradia, ou prédios bem feitos. É possível encontrar diversos apartamentos à venda em Jundiaí para todos os gostos.

A questão sempre é analisar seu estilo de vida, toda mudança tem seus pontos positivos e negativos, basta analisar com calma e ver se esse ritmo mais calmo combina com você.

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais e ajude mais pessoas a conhecerem Jundiaí.

  Fonte: Assessoria de Imprensa
Leia Mais ...
bottom of page