A incrível descoberta de centenas de milhões de árvores no deserto do Saara
Publicado em:
21 de outubro de 2020 às 19:32:56
Atualizado em:
30 de novembro de 2022 às 17:56:59
Crédito Imagem:

Quando se pensa no Saara, o maior deserto não polar do mundo, muitas vezes se imagina uma gigantesca planície de areia que parece se estender até o infinito. Mas um novo estudo mostra que o Saara esconde algo inesperado: centenas de milhões de árvores. Não agrupadas em uma floresta, mas árvores solitárias.
Um grupo internacional de pesquisadores conseguiu contar essas árvores uma a uma em uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados no noroeste da África. A região, que atravessa países como Argélia, Mauritânia, Senegal e Mali, inclui partes do Saara Ocidental e também o Sahel, o cinturão de savana tropical semiárida ao sul do deserto.
O trabalho, publicado na revista Nature, concluiu que há "um número inesperadamente grande de árvores" nesta área. Mais especificamente, cerca de 1,8 bilhão foram registradas, um número muito maior do que o esperado.
O principal autor do estudo, Martin Brandt, da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, disse à BBC News Mundo que embora "a maioria esteja no Sahel, existem centenas de milhões no próprio Saara".
Neste mapa, é possível ver o número de árvores por hectare na área estudada:
