top of page

A falta de transparência e de informação de qualidade afastam os cidadãos da participação ativa na vida política - EDITORIAL

Publicado em:
15 de julho de 2023 12:30:00
A falta de transparência e de informação de qualidade afastam os cidadãos da participação ativa na vida política - EDITORIAL
Divulgação
Crédito Imagem:

A democracia é construída sobre os pilares da transparência e da participação cidadã. Em um Estado democrático, os governantes são eleitos para representar e servir o povo, e a gestão pública deve ser pautada pela transparência, garantindo que as ações governamentais sejam realizadas de forma clara, ética e responsável. Nesse contexto, a transparência na gestão pública se apresenta como uma ferramenta indispensável para promover a confiança dos cidadãos e fortalecer os alicerces da democracia.



E ela não deve ocorrer apenas sobre as ações do governo com seus gastos, contratos, decisões e resultados obtidos. Ela deve ocorrer também no seu mais amplo significado para que todos tenham o mesmo direito à informação e, assim, tomem conhecimento do que acontece à sua volta.

Ao promover a transparência, os governos abrem espaço para o engajamento e a participação dos cidadãos no processo de tomada de decisões. A transparência não se limita a divulgar informações, mas também envolve a criação de diálogo permitindo que os cidadãos sejam ouvidos e contribuam com ideias e propostas. Dessa forma, a gestão pública se torna mais inclusiva e responsiva, atendendo às demandas e necessidades reais da sociedade.

A falta de transparência e de informação de qualidade na gestão pública, por outro lado, gera desconfiança e afasta os cidadãos da participação ativa na vida política. Quando as informações são ocultadas ou direcionadas a determinados grupos, surgem dúvidas sobre a legitimidade e a honestidade dos governantes. A opacidade na gestão pública também facilita a corrupção e o mau uso dos recursos públicos, prejudicando o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade como um todo.

Por isso, é fundamental que a transparência e a ampla informação na gestão pública sejam um compromisso inegociável.

Leia Mais ...
bottom of page