top of page

9 de julho, Revolução de 32: exposição em Itu relembra período histórico

Publicado em:
8 de julho de 2022 19:45:54
9 de julho, Revolução de 32: exposição em Itu relembra período histórico
Crédito Imagem:

 

Neste sábado, 9 de julho, feriado dedicado à Revolução Constitucionalista de 1932, acontece a abertura de uma exposição sobre o tema organizada pelo Museu Republicano de Itu em parceria com o Museu da Música -- Itu, a partir de documentos textuais, jornais, livros e peças de acervo das duas instituições ligados a esse período histórico, no Centro de Estudos do Museu Republicano.

O espaço abrirá as portas às 10h, quando começa a programação da cerimônia de abertura, com a palestra "Fabricação da última trincheira: Guilherme de Almeida e o museu-casa", que será apresentada pelo Prof. Me. Guilherme Vieira. Em seguida, Maria Lúcia Casseli e Dirce Sanches, membros da Academia Ituana de Letras (Acadil), farão a leitura de "Poemas de 32". Por fim, será lançado o volume 5 da série Patronos da Acadil, sobre o poeta Guilherme Almeida

Cerca de 300 jovens de Itu se juntaram para formar o 3º Batalhão de Caçadores Voluntários Paulistas e lutar na Revolução Constitucionalista de 1932. De farda e capacete que foram usados pelos soldados a partituras e hinos para as tropas compostos durante o período, a exposição "Itu e a Revolução de 32" também vai apresentar como foi a participação das mulheres na luta, entre outros aspectos do movimento.

A revolução ganhou status de feriado estadual apenas em 1997. "Assim como a instituição do feriado, a exposição sobre a Revolução de 1932 contribui para que esse acontecimento político da história paulista seja mais conhecido", conclui a supervisora do Museu Republicano, Profa. Maria Aparecida de Menezes Borrego. Com entrada gratuita, a exposição "Itu e a Revolução de 32" poderá ser visitada todos os dias, das 10h às 17h.

Serviço:

"Itu e a Revolução de 32"

Local: Centro de Estudos do Museu Republicano (Rua Barão de Itaim, 140 -- Itu)

Quando: A partir do dia 9 de julho

Horários: Das 10 às 17h, de segunda a domingo

Entrada: gratuita (necessários uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19)

Mais informações: edu.mrci@usp.br.

Leia Mais ...
bottom of page