top of page
“Brazil - O Filme”, de Terry Gilliam, e outros cinco filmes estreiam no À LA CARTE da próxima semana
Publicado em:
27 de agosto de 2021 às 14:27:29
Atualizado em:
24 de março de 2025 às 19:05:42
Crédito Imagem:
[caption id="" align="aligncenter" width="594"]
Foto - Brazil O Filme[/caption]

O cardápio semanal do Petra Belas Artes À La Carte traz no lugar das cinco estreias semanais, seis novos filmes na próxima quinta-feira, 2 de setembro. Entre os destaques está a obra-prima de Terry Gilliam, integrante da trupe de humor inglês Monty Python e diretor de filmes como “Monty Python em Busca do Cálice Sagrado”, “Os 12 Macacos”, “Medo e Delírio”: “Brazil - O Filme”. O longa de 1985, estrelado por Jonathan Pryce e Robert De Niro, retrata - em um mundo futurístico, caótico e perturbador - uma sociedade monitorada e presa em burocracias.
Outros destaques são os documentários “Poeta de sete faces” (2002), de Paulo Thiago (diretor celebrado pelo À La Carte com outros cinco filmes), que remonta a trajetória de Carlos Drummond de Andrade, dos primeiros anos de sua vida, sua mudança para o Rio de Janeiro até o auge de sua carreira; e “O que é Cinema?” (2013), obra de Chuck Workman que traz raras entrevistas de Robert Bresson, Alfred Hitchcock, Chantal Akerman, Akira Kurosawa e muitos outros cineastas consagrados.
E para fechar os cinéfilos podem escolher entre “O tempo é uma ilusão” (1944), filme da fase Hollywoodiana de René Clair; “Complicações do amor” (2014), de Charlie McDowell, longa estrelado por Elisabeth Moss, Mark Duplass e Ted Danson que estreou no Festival de Sundance; e “O congresso futurista” (2013), de Ari Folman e estrelado por Robin Wright (da série House of Cards), um drama surreal e intrigante que mistura live-action e animação.
Confira abaixo as sinopses dos filmes:

Brazil: o filme (Brazil)
Reino Unido | EUA, 1985, Drama/Sci-fi, 132 min, 14 anos
Direção: Terry Gilliam
Elenco: Jonathan Pryce, Kim Greist, Robert De Niro
Sinopse: Sam Lowry vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Neste Estado futurista, todos são governados por fichas e cartões de crédito e ainda precisam pagar por tudo, até mesmo pela permanência na prisão. Em meio à opressão, Sam acaba se apaixonando por Jill Layton, uma terrorista.
Curiosidades: Indicado ao Oscar 1986 nas categorias de Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte. Robert De Niro queria fazer o papel de Jack Lint, mas o diretor Terry Gilliam já havia prometido o papel a Michael Palin, então De Niro, que ainda queria muito estar no filme, aceitou viver o personagem Harry Tuttle. Terry Gilliam admitiu que este filme foi inspirado no clássico literário "1984" de George Orwell, embora ele nunca tenha realmente lido o livro.





O congresso futurista (The congress)
Israel, 2013, Drama/Ficção científica, 122 min, 14 anos
Direção: Ari Folman
Elenco: Robin Wright, Harvey Keitel, Jon Hamm
Sinopse: Uma atriz em fim de carreira decide aceitar uma proposta ousada, mas muito bem paga, para ter melhores condições de cuidar de seu filho, portador de deficiência física. Segundo o acordo, ela deve colaborar com uma empresa que vai fazer uma versão digital de sua imagem, criando assim uma atriz virtual idêntica à ela mesma. Enquanto a empresa pode utilizar essa imagem virtual para os fins que desejar, a atriz real será proibida de atuar até o resto de sua vida. Aos poucos, ela começa a perceber as consequências catastróficas da atitude que tomou.
Curiosidades: O interior da enorme cúpula durante a sequência em animação, foi baseado no Grande Salão do Reich, um projeto de Adolf Hitler e seu ministro da Defesa, Albert Speer, um prédio que, se tivesse sido construído, teria mil pés de altura, com capacidade para abrigar 15 mil espectadores, e seria a maior plateia coberta do mundo, até hoje. A fotografia das cenas de ação em live-action foi feita por Michal Englert, fotógrafo polonês premiado no Festival de Sundance por seu trabalho em "Lasting" (2013), filme de Jacek Borcuch.
Serviço:
Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.
Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90
Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.
Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.
Ou vá direto para a página de cadastro:
https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup
Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.
Sobre o À LA CARTE
O À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo.
Leia Mais ...
bottom of page